pontos de vista

Espaço destinado a temas diversos....


2009-12-11

O PRESÉPIO DE NATAL

Qual é a origem do Presépio de Natal?
A data de 1223 é para muitos o início da representação, no Presépio, do nascimento de Jesus. S. Francisco de Assis será então o autor do Presépio, pois nesse ano, festejou o Natal na floresta de Greccio, levando consigo bois, vacas e burros, de forma a retratar o que tinha acontecido nessa noite em Belém, dando origem à tradição dos cristãos retratarem assim o Nascimento de Jesus.
No século XV, com o culminar de cada vez maior interesse pelo Natal, foi criado nas igrejas o Presépio tal como hoje o conhecemos, deixando para trás a representação do Nascimento de Cristo através de pinturas.
O Presépio tem como principal característica, a mobilidade: todas as imagens podem mover-se e serem vistas a partir de vários ângulos, havendo liberdade para que cada pessoa possa criar o seu próprio presépio.

A partir do século XVIII, a tradição generaliza-se na Península Ibérica alastrando depois  por toda a Europa. Actualmente é um costume presente em inúmeras culturas, existindo presépios para todos os gostos, desde miniaturas a personagens em tamanho real, e muitas vezes em representação humana.

Pesquisa de Arsénio Pires



Comentários

Ainda não existem comentários!
.: Valide os dados assinalados : mal formatados ou vazios.

Nome: *
E-mail: * Localidade: *
Comentário:
Enviar

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Ver todas voltar
Copyright © Associação dos Antigos Alunos Redentoristas
Powered by Neweb Concept
Visitante nº