pontos de vista

Espaço destinado a temas diversos....


2012-04-03

COMO SE ESCOLHE UM PAPA

(Texto saído no "Público" de 24 de Março)

 

Como se escolhe o Papa copta

A escolha do novo papa copta, o 119.º, só acontecerá no final de um processo que dura quatro meses.

Tem as seguintes etapas:

1. Nomeação de um regente, eleito pelo Santo Sínodo (a assembleia de bispos coptas) para guiar a Igreja até que seja designado o sucessor. Normalmente é um dos bispos mais velhos (a nomeação já deve ter acontecido).

2. Constituição de uma comissão de 14 membros do Sínodo, que tem a função de preparar, com base nas propostas recebidas, uma primeira lista de cinco ou seis candidatos à eleição. O futuro papa copta tem de ter mais de 40 anos, ter vivido como monge por pelo menos 15 anos e não ter sido casado.

3. A lista é publicada nos três maiores diários de língua árabe no Egipto para que os candidatos possam ser conhecidos por todos os fiéis.

4. Passados três meses, será convocada uma grande assembleia em que participam os 74 bispos da Igreja copta e doze representantes de cada diocese, eleitos entre os anciãos e os responsáveis das associações. Os três mais votados por este quase milhar de pessoas passam à fase seguinte.

5. Uma criança de olhos vendados retira da urna o nome do novo papa copta, numa cerimónia em que toda a comunidade de fiéis está convidada a participar.

 

É como na Igreja Católica Romana, não é?

(Postado por Arsénio Pires)



Comentários

Ainda não existem comentários!
.: Valide os dados assinalados : mal formatados ou vazios.

Nome: *
E-mail: * Localidade: *
Comentário:
Enviar

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Ver todas voltar
Copyright © Associação dos Antigos Alunos Redentoristas
Powered by Neweb Concept
Visitante nº