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2011-01-05

Obra de jornalista italiano revela os esquemas corruptos que se escondem sob a gestão financeira da Santa Sé

Num cruzamento, perto de uma auto-estrada, do cantão suíço de Ticino, uma camponesa idosa guardava na sua cave duas malas Samsonite cheias de papéis arrumados em pastas de cartolina amarela. Durante quase trinta anos, recebeu aquelas pastas, sem nunca saber que o que guardava eram documentos que abriam a porta para um dos segredos mais bem guardados do mundo: as finanças do Vaticano.

No Verão de 2008, coube a um jornalista italiano da revista Panorama, Gianluigi Nuzzi, ir buscar estas malas que continham o arquivo secreto de monsenhor Renato Dardozzi, que, entre 1974 e o final da década de 90, foi uma das figuras mais importantes do Instituto das Obras Religiosas (IOR), o banco do Vaticano. Dardozzi, falecido em 2003, manifestou no seu testamento a vontade de tornar públicos estes documentos. Foi a partir deles que o jornalista escreveu o livro Vaticano S. A., que veio agora apresentar a Portugal.

Esta obra, frisa Gianluigi Nuzzi, "não é mais um livro de teorias da conspiração mas o resultado de uma investigação de dois anos, em que todos têm nomes e tudo o que é dito é baseado em provas e não em fantasias".

Na sala de um hotel de Lisboa, o jornalista lembra os meses passados numa sala "pequena, abafada, sem ar condicionado nem casa de banho", a percorrer "um labirinto de cerca de cinco mil documentos que reconstroem, a partir do interior do Vaticano, acontecimentos financeiros duvidosos, ligações inquietantes à Mafia, a Giulio Andreotti (dirigente da Democracia Cristã italiana) ou ao sindicato polaco Solidariedade.

Monsenhor Renato Dardozzi tinha acesso aos círculos mais restritos e fechados da Santa Sé, às saletas de "portas duplas, onde se edificavam operações financeiras arrojadas, onde se abafavam escândalos, ou se afastavam pessoas", explica Nuzzi. Os documentos que Dardozzi guardou provam que "o Vaticano funciona como uma offshore. Para lá da Colunata de São Pedro e sob a capa de obras de bem, cometem-se crimes financeiros e não só".

Este livro dá conta dos acontecimentos que se seguiram aos escândalos do banco Ambrosiano e da Banca Privata Italiana, bem como às mortes misteriosas das figuras de proa dessas instituições Michele Sindona e Roberto Calvi, ou ainda a de Albino Luciani (Papa por 33 dias). Pois, como explica Nuzzi, estes escândalos não impediram que o Vaticano prosseguisse com "manipulações políticas, subornos, pagamentos a políticos corruptos e elementos da Mafia, burlas e até mesmo um elaborado sistema de lavagem de dinheiros, só possível porque o Vaticano é um Estado com leis e um estatuto próprios. É um mundo inexpugnável em pleno coração da Europa".

Em Vaticano S. A., pessoas, instituições de caridade, fundações (como a Fundação Spellman, que faz a gestão dos dinheiros de Andreotti) vão entrando e saindo de cena como se de um palco de teatro se tratasse. Cruzam-se relações de poder de indivíduos e grupos interiores e exteriores à Santa Sé.

Há, porém, um que sem aparecer está omnipresente em toda a narração: Karol Wojtyla, o Papa João Paulo II. O jornalista reconhece que " Wojtyla era apenas a cúpula de uma gigantesca engrenagem que ele não controlava. Até porque no Vaticano "a verdade nunca é só uma", afirma Gianluigi Nuzzi.

Joana Emídio Marques

DN de 12.7.2010



Comentários


2011-01-05

Ismael Vigário - Braga

Este «post» e outros de semelhante calibre podem ter várias leituras. Quem escolheu este «post»,o que pretende? Não se sabia que isto é velho e mina muitas instituições? Estados, sobretudo. O Estado do Vaticano está situado no coração da Itália, país que alberga grandes mafiosos. Será que é por contágio que isso acontece também no Estado do Vaticano? O que leve tão boa gente a pôr estes postes? Assumir uma posição pura (Os Cátaros), uma atitude intelectual vanguadista,«nós, os vencidos do Catolicismo», como diria o poeta Rui Belo, nós, os traumatizados pelo seminário... A Igreja perdeu-se,na sua força primordial, no momento que deixou de ser uma igreja peregrina e "das catacumbas", logo que se institucionalizou com o Édito de Milão de Constatino (312). A História da Igreja podia ser outra, claro... Até que ponto os acontecimentos negativos da igreja têm impacto negativo na fé dos vindouros? Os males da Igreja não serão apenas mais a revelação do facto de ser uma instituição humana e com tudo o que isso implica? A Igreja perfeita não será o pior dos idealismo, à semelhança da existência do casal perfeito, do homem perfeito?!... O mal no mundo não nega a bondade humana, e a existência de Deus, como refer Van Sthemberg, teólogo Belga na obra «Deus Obsconditus». «Pobres tê-los-eis sempre» - Jesus Cristo; «Sou forte, quando sou fraco - dizia S.Paulo, referindo-se à dificuldade do caminho da fé. Pode ser uma posição intelectualmente conformista esta de apenas constatarmos a existência de aspectos negativos na igreja , da igreja e das suas figuras. A mim, pessoalmente, não me afecta muito na minha fé. Enquanto houver humanidade, haverá sempre comportamentos ilícitos, porque é a liberdade humana que está sempre em jogo.Não há determinismo no ser humano. O mal conviverá sempre com o em. Também há coisas boas e é preciso ter plena consciência disso e enunciá-las, senão caímos no irrealimos: somos homens ou deuses?
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