pontos de vista

Espaço destinado a temas diversos....


2010-06-11

Respeito pelos Ex-combatentes

Henrique Raposo (www.expresso.pt)

10:13 Sexta-feira, 11 de Junho de 2010 

   

I. Portugal prestou, finalmente, homenagem aos nossos homens que combateram nas guerras africanas. E António Barreto disse tudo sobre este assunto: Portugal tem de ter maturidade democrática para respeitar aqueles ex-soldados, que deram tudo pelo seu país . Ou seja, Barreto deixou uma mensagem clara, e que é rara na cultura política portuguesa: o país está antes dos regimes. Os regimes vão e vêm, mas o país fica. Sim, o regime salazarista era autoritário e estava fora do tempo. Sim, aquela guerra foi uma idiotice política. Mas estas análises políticas não podem pôr em causa a dignidade dos portugueses que lá combateram.

II. Os nossos ex-soldados incomodam muita gente. É natural. Incomodam uma esquerda que fez uma descolonização desastrosa. Incomodam uma direita que defendeu a ideia do Portugal pluricontinental. E, depois, fazem relembrar o assunto dos retornados, que continua a ser um tema tabu em Portugal. Sim, são incómodos, mas estes homens não podem ser desprezados. Estes homens merecem a nossa consideração. E não, não estou a falar de subsídios. Estou a falar da moeda mais forte: o respeito.

III. Sobre este assunto, convém ver o filme "20.13", e convém ler o livro "As guerras coloniais portuguesas e a invenção da História" (ICS), de Luís Quintais . Se a minha memória não me falha, este livro foi o primeiro contacto académico com o mundo dos ex-combatentes.



Comentários

Ainda não existem comentários!
.: Valide os dados assinalados : mal formatados ou vazios.

Nome: *
E-mail: * Localidade: *
Comentário:
Enviar

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Ver todas voltar
Copyright © Associação dos Antigos Alunos Redentoristas
Powered by Neweb Concept
Visitante nº