notícia

2010-11-03

Fernando Echevarria apresentou hoje a sua “Antologia”

O nosso colega Fernando Echevarria apresentou hoje na FNAC Santa Catarina o seu livro “Antologia” que é, não mais que “o percurso abreviado da sua obra” numa colecção de poemas agrupados por temáticas ou épocas , que “compete ao leitor validar ou recusar”, nas palavras da professora Maria João Reynaud, uma especialista crítica da obra poética que fez introdução analítica do percurso do autor.

A Sessão foi aberta por José Ribeiro, responsável das Edições Afrontamento que tem publicado os trabalhos de Echevarria e que encara esta edição como um livro de bolso fácil de transportar e facilitador da leitura da obra poética.

Maria João Reynaud referenciou ainda a poesia intelectual moderna de Echevarria, fazendo notar o desenho barroco dos seus versos e a arquitectura vertiginosa das estrofes em todo o labirinto dos seus poemas.

A terminar Fernando Echevarria leu alguns dos seus poemas tendo iniciado com o “Cisne” de 1958.

Sucedeu-se o período habitual dos autógrafos estando presentes vários colegas da AAAR. Na imagem podemos ver o nosso médico Fernando Pousa a beneficiar da dedicatória do autor.

 

Quem é Maria João Reynaud?

Nasceu no Porto. Licenciou-se em Filologia Romântica e doutorou-se em Literatura Portuguesa com uma dissertação sobre as três versões de "Húmus", de Raul Brandão. Actualmente, é Professora Associada da Faculdade de Letras do Porto, onde lecciona a cadeira de Literatura Portuguesa (séculos XIX e XX) e orienta seminários de Poesia Portuguesa Contemporânea (Cursos de Mestrado e Pós-Graduação).
Nas áreas do ensaísmo e da crítica tem publicado estudos e artigos sobre narrativa, poesia e teatro em revistas nacionais e estrangeiras. Dirige a edição de "Obras de Jacinto do Prado Coelho" (Campo das Letras, Porto).
Tem publicado os seguintes títulos: "Ana e o Arco-Íris" (literatura infantil, 1985, 2003 - 2.ª ed.), "Metamorfoses da Escrita" (ensaio, 2000, Prémio PEN Clube de Ensaio), "Húmus", de Raul Brandão (edição crítica, 3 volumes, 2000), "Fernando Echevarría - Enigma e transparência" (ensaio, 2001) e "Luz de Intimidade" (poesia, 2004).



voltar
Copyright © Associação dos Antigos Alunos Redentoristas
Powered by Neweb Concept
Visitante nº