entrevista

2009-11-16

Auto Entrevista com o Manuel Vieira

Não sei se será inédito mas uma auto entrevista tem a sua piada em termos jornalísticos e ao figurar nesta rubrica logo no seu início,  vai servir para justificar este trabalho digital e procurar informar como se  pretende que funcione.
A dificuldade inicial  terá a ver apenas com o arranjo de uma fotografia que favoreça ao mesmo tempo o entrevistador e o entrevistado numa experiência única de miscigenação, raças à parte. Ora comecemos...


O Manuel Vieira é Presidente da Direcção há 5 anos e o uso das novas tecnologias tem sido um meio estratégico de comunicação na tua forma de dirigir?


Claramente devemos aproveitar as novas tecnologias da informação e da comunicação porque potenciam resultados a baixo custo e de forma muito rápida e a distância a que vivem os associados justifica claramente  o seu uso. Não recorrer a estas ferramentas era nitidamente um erro estratégico.

Mas sendo a média etária  dos associados  um pouco elevada entendes que o resultado será o que pretendes?

Claramente, pois a internet está já em casa de cada um e o computador passou a ser um electrodoméstico quase obrigatório nas famílias portuguesas de nível médio e a utilização do e-mail começa a ser um imperativo nos organismos públicos e também nas formas escritas de comunicar. Hoje é vulgar pedir-se o endereço electrónico nas relações laborais e também pessoais.

Hoje já envio mensagens por e-mail para mais de 80 colegas nossos e em segundos elas chegam a casa de cada um, vivam no Porto ou em Brasília. Um dos nossos colegas mais “ferrenhos” da internet é o Martins Ribeiro dos Arcos de Valdevez e tem 76 anos de idade.

Achas que através destas novas ferramentas consegues chegar aos colegas mais jovens que continuam afastados da Associação?


A curiosidade em saber o que existe na internet sobre os Redentoristas e sobre a Quinta da Barrosa por parte de muitos jovens que beneficiaram de uma formação multifacetada e marcante,  é uma atitude normal e facilitada pelo desinibidor contacto virtual.
Mas a informação só existirá se a colocarmos lá e depois os motores de busca encarregam-se de a disponibilizar aos utilizadores.
Tenho muita esperança nesta forma de disponibilizar informação  e penso que os antigos alunos mais novos e não só, se servirão a curto e médio prazo desta ferramenta para se aproximar da Associação.
Não tenho dúvidas que alguns nos seguirão atentamente e virá o dia em que sentirão aquele impulso curioso que os fará estar presencialmente junto de nós.

Ando para te fazer esta pergunta há bastante tempo: qual é a formação que tens na área informática pois desde o início me apercebi que pretendeste implementar as novas tecnologias e a imagem?

Nunca tive qualquer formação na área informática mas na vida profissional e na vida pessoal é um imperativo saber utilizar um computador e lá fui mexendo, condição necessária para aprender e com a ajuda dos meus amigos que percebiam daquilo a potes lá me fui safando. Ainda hoje o que sei é apenas na óptica do utilizador mas tenho uma ideia mais ou menos clara das potencialidades e vou acompanhando sempre. O que vai valendo são os meus “assessores” nesta área, especializados e sobretudo amigos.

O novo site tem uma imagem agradável, moderna e funcional. Achas que responde ás tuas expectativas?


O site foi elaborado por uma técnica profissional  e as funcionalidades foram abordadas e discutidas com o objectivo de ser uma ferramenta abrangente, dinâmica e administrada por nós e não discuti o custo do investimento pois ela sabe que não pode ser um preço normal e dentro do princípio da boa fé avancei com o projecto, que está na sua fase última de conclusão.
Ele foi desenvolvido necessariamente  com o meu contributo de ideias e como tal responde às minhas expectativas, pois chatinho como eu sou , de outra forma não teria chegado ainda a esta fase.


O que achas importante informar os nossos leitores sobre o mapa do site?

O site é simples e pretende também “armazenar”, concentrando toda a informação sobre a Associação, o que se torna num espaço de consulta sobre a história, os estatutos, os órgãos sociais, os associados, os registos de imagem das diferentes iniciativas e do passado. É assim um espaço interessante de memória.
Mas existem diversas rubricas que pretendemos que sejam dinâmicas como os “pontos de vista “, que eu gostava que se chamasse “Frontão” e se destina a coligir textos com temas de interesse para os associados, escritos por eles ou da autoria de terceiros.
O “Fale connosco” destina-se a todos os que queiram emitir opinião sobre a associação, sobre actividades, sobre o site, sobre a revista Palmeira ou outro assunto de interesse.
Em breve teremos também um “Fórum” de discussão inserido no site e que necessita de registo e onde serão discutidos temas propostos por nós ou pelos associados.
Estamos também a estudar a possibilidade de ter disponíveis online os números da revista Palmeira pois deverão ser todos digitalizados.

Alguma mensagem especial para os associados?

Certamente que este espaço de contacto merece ter êxito e felizmente temos muitos recursos humanos de qualidade.
Sei que tenho de fazer um ligeiro esforço de diligência para que o contributo apareça mas sinto que vamos avançar bem.



Ver todas voltar
Copyright © Associação dos Antigos Alunos Redentoristas
Powered by Neweb Concept
Visitante nº