fale connosco


2013-03-09

Aventino - Porto

SIM, CONFESSO QUE PEQUEI

Tantas vezes aqui venho trazer-vos a alma, um sentir e uma angústia, um leve caminhar ou os tristes passos de um passado breve. Outras vezes, o amor, esse incondicional universo onde orbito, ainda orbito, em busca do que não tive ou do que não soube construir.

Hoje o que eu queria falar-vos era dos melros que abundam, manhã cedo, nos jardins da minha casa. E das minhas camélias que todos os dias me resmungam a perguntar pela Primavera. E do meu cão que para ir à rua tenho que o levar ao colo; e da minha criada que tem medo que eu a despeça; e dos meus filhos que ralham comigo porque estou gordo; e da minha mulher que diz que ressono.

Hoje o que eu queria falar-vos era de um amigo que se suicidou. E de um outro amigo que tem saudades da mãe que morreu há tantos anos. E de outro que, em choro, me telefona  a dizer que se mija todo a toda a hora em incontinência.

O que queria mesmo era não ter que falar nem pensar,  interrogar nem interrogar-me, vaguear por onde nem camélias, nem cão, nem melros, nem a memória dos amores que me morreram.

O que eu queria mesmo era falar-vos desta angústia de não ter um momento, uma palavra, um só tempo que eu pudesse estar só com este imbecil Aventino.

 

2013-03-09

Aventino - PORTO

SIM, PADRE, CONFESSO QUE PEQUEI

2013-03-06

Assis - Folgosa - Maia

Amigos da AAAR, Saúde e boa disposição...

Boa disposição é o que felizmente não tem faltado ao nosso EX-Recluso Peinado a ponto de ter angariado mais um associado para a equipa do Esgota. A ele os nossos louvores e ao Cabral, o nosso voto de Bem-Vindo. Saudamos também ao António Pinheiro que nos aparece vindo de Viseu, embora eu tenha a ideia de que ele não é dessas bandas. Imagino que tenha sido um adepto do Gil Vicente, mas posso estar errado. Se for quem eu penso, até da côr do seu fato recordo, um fato cinzento com calças apertadas ao fundo. Era então moda...Esta casa é também tua.

Só ontem, pela noite, tive ascesso ao nosso site. Desapareceu do meu computador por encanto, talvez ande por aí a secreta a espiar-nos na relva. Tudo é possível...Não tive a oportunidade de actualizar a minha leitura, nem de dar o meu abraço de parabéns ao nosso chefe Manel. Fi-lo mais tarde por outro meio, embora já um pouco atrasado, mas... com a promessa de que, quando ele fizer 80, far-lhe-emos FESTA RIJA. "PALAVRA de TESOUREIRO da AAAR !..."

Agora, uma palavrinha ao Morais, autor, em Pontos de Vista, de "O Homem e os deuses". - Todos nós temos pontos de vista diversos. Já os tivemos ao longo da nossa pequena história pessoal e ainda agora, na nossa idade já madura, continuamos a tê-los. Verdades nos foram apresentadas, de pequenos, como verdades absolutas. Dogmáticas. Duvidar delas era pecado e o pecado era a porta para o inferno. Fomos crescendo, começámos a pensar como pessoas livres e vimos que os dogmas se fundamentavam em pura fé, não em Fé Pura. A história não era a verdadeira História porque a fé que tinha por fundamento não era a verdadeira Fé. Os dias iam-nos amadurecendo, os novos ventos do Vaticano II davam-nos ânimo com o papa João XXIII. O papa que dizia que nunca tinha falado ex-catedra. Preferia entregar, em oposição aos seus antecessores, os assuntos aos peritos. Mas, em muito pouco tempo, desfizeram-se esses ventos e tudo voltou ao passado. Foi então que sentimos a urgência de seguirmos, antetudo e todos, o que a nossa consciência nos ditasse. Foi assim que começámos a caminhada de descobrir a nova História. - Foi este o caminho que em boa hora escolheste, amigo Morais. Este teu trabalho é a prova. Por ele te estamos gratos.

2013-03-05

Francisco Cabral de Sousa - Estoril

Peinado, agradeço e registo as exigências da "Pipas". Não sei se terei "arcaboiço" e real conhecimento na seleção de castas de vinhos, para que possa ser admitido em tão distinta Confraria "Amigos do Esgota". No entanto, estou disposto a apadrinhar uma nova delegação nas Beiras (zona fronteiriça), em Porto de Ovelha, terra do Zé Sacadura. Aproveito para sugerir ao Manuel Vieira a atualização da lista de associados da aaar. Em meu entender, os que "foram de férias", deveriam contar em listagem própria. Um grande abraço e haja boa disposição.
2013-03-04

António Peinado Torres - Porto

 Bom dia companheiros.

 Caro Cabral, registo com agrado a tua presença neste site, é a segunda vez, mas muitas outras se seguirão, o que é necessário, é cortar as amarras que por vezes tolhem o nosso espirito, não vale a pena guardar rancores e muito menos FANTASMAS.

É Com satisfação que os Confrades da CONFRARIA AMIGOS DO ESGOTA ( PIPAS ),receberam a notícia do teu interesse em aderires à CONFRARIA.

 Como deves entender, torna-se necessário realizar uma sucessão de provas até chegarmos à admissão.

 Não te preocupes com as provas que são simples e agradáveis de realizar. A prova principal e avaliação final está relacionada com a capacidade organica de cada um para mastigar e beber VINHO

A razão da instituição  CONFRARIA, tem motivos altruistas, pois não podemos admitir que por falta de bebedores, muitos produtores vitivinicultores, sejam obrigados a derramar CUBAS de vinho, como nos disse o nosso companheiro ANTÓNIO MEIRA, produtor e engarrafador de VINHOS VERDES, ficamos revoltados com esta situação e daí resolvermos unir todos os nossos esforços e conhecimentos para que estas tristes situações não se repitam.

 A Confraria possui actualmente duas delegações, uma no Porto, com ramificações em Esposende, Orbacem e Arcos de Valdevez, e brevemente em Macedo do Mato.

A do Sul está situada em Palmela, mais propriamente dito na OLIVEIRA DO PARAÍSO

Os exames vão-se realizando durante o ano, aproveitando as reuniões gastronómicas.

O candidato tem de mostrar apetência e conhecimento na seleção de castas de vinhos e capacidade para ingerir por refeição no minimo 2 a 3 garrafas de 0,75.

 Contamos com o teu entusiasmo e aguardamos a tua inscrição

Confraria dos Irmãos do Esgota ( pipas )

 O Vice presidente António Peinado Torres

 

Quer partilhar alguma informação connosco? Este é o seu espaço...
Deixe-nos aqui a sua mensagem e ela será publicada!

.: Valide os dados assinalados : mal formatados ou vazios.

Nome: *
E-mail: * Localidade: *
Comentário:
Enviar

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Copyright © Associação dos Antigos Alunos Redentoristas
Powered by Neweb Concept
Visitante nº