fale connosco


2013-10-31

manuel vieira - esposende

“Sobre a ordenação de mulheres a Igreja disse: não!” é o título do texto escrito pelo Luís Guerreiro e que está disponível nos "Pontos de vista".

O outono trouxe os Magustos e a tradição vai repetir-se no próximo dia 9 em Palmela, conforme já foi divulgado.

Os parabéns atrasados para o Aventino que recebeu uma prenda simples, tão simples como o livro da primeira classe, reeditado já há alguns anos mas que gera nostalgia em cada página que se observa. As figuras e as suas cores, a letra grande e desenhada, tudo mexe com as nossas memórias abertas.

O nosso poeta Lamas vai estranhando os silêncios mas os sons só são apetecíveis por esses intervalos silenciosos que recortam o tempo de espera.

Ontem tomei um cafezinho com o Freitas de Seide, Famalicão, mas em Esposende.

Hoje conversei na hora de almoço via Skype com o Luís Guerreiro e continua "trabalhando" a fazer umas traduções, o que lhe vai dando dando agilidade mental.

Como as correntes subterrâneas que "circulam", também os AAARs não estão parados como por vezes parece: aqui e ali os diálogos existem e daí também que os pequenos Encontros regionais tenham a sua importância, vou dizer, estratégica, para que a vida do grupo não tenha oportunidade de enferrujar.

2013-10-30

JOSÉ MANUEL LAMAS - NAVARRA - BRAGA

É assim o Outono....sempre igual

Arrancando a fôlha das vinhas

E até mandou o nosso Cabral

De viagem... junto com as andorinhas.

 

Aquele abraço p'ra todos.

Zé Lamas

2013-10-30

JOSÉ MANUEL LAMAS - NAVARRA - BRAGA

Está todo o mundo calado

Aqui reina um grande silêncio

Já não se ouve o Peinado

E nem se vê o Gaudêncio.

P'ra todos..........aquele abraço.

Zé Lamas. 

2013-10-29

AVENTINO - PORTO

PALAVRAS PARA UMA VOZ SÓ

Perfiz, há dias, o dia de aniversário. Durante muitos anos, essa data era-me de nostalgia e saudade, de tristeza e desencanto, de memória da pessoa que não fui, do filho que não fui, das pessoas a quem não amei ou não amei o quantum. Como quem fazia o inventário do seu armazém, também eu baixava às profundezas do passado e deixava-me ir pelos campos da memória real ou imaginada.Depois, ano após ano, lá fui conquistando a serenidade até chegar ao lugar onde hoje posso conviver com esse dia fatídico ou maravilhoso de "o dia do nosso aniversário" .

Neste Outubro de 2013, as prendas que recebi mergulharam, (como sempre), à volta dos livros, esse objecto divino que tudo nos transmite e a tudo nos interpela. Alexandre O'neill, O Livro do Desassossego (mais um), um carrinho de folheta e, surpresa das surpresas, "O Livro da Primeira Classe" e "O Livro da Segunda Classe", exactamente iguais àqueles que tivemos nos dias da nossa infância. E lá dentro, a bandeira nacional, as vogais, a águia para o "a", o ovo para o "o", o "i" para a igreja. E tudo isto desencadeia um torrencial de dor, de emoção, da memória dos dias em que tinha sonhos e era criança. O colo dos meus pais, a felicidade da vida com os meus irmãos, um mundo todo que não era este mundo. Depois desses tempos em que os meus livros era o meu "Livro da Primeira Classe", tive muitos outros livros, viagens, países e continentes , uma vida intensa de fazer e de sentir. Mas nunca mais houve a beleza das primeiras palavras que nos ensinaram a soletrar.

Este gesto com que me honraram neste aniversário não é um gesto tão simples e pueril como, aparentemente, parece revelar. Ele pressupõe o conhecimento da alma do aniversariante, do querer e do não querer, do que é um valor e do que é apenas um valor material.

Assim correspondi, pois, dando também a minha prenda. Uma prenda a cada um do círculo intimo da minha família. E que felicidade há neste dar e pedir.

2013-10-22

Manuel Vieira - Esposende

Certamente que já repararam que o sábado do magusto em Palmela tem a data de 9 de Novembro, pois o nosso Alexandre Pinto navegava em águas desassossegadas quando consultou os astros.

Aproveitemos o fantástico da amizade e a disponibilidade do Alexandre para mais um tradicional magusto e estes Encontros regionais são muito eficazes.

Ontem conversei com o Peinado e sente-se em forma, condicionado pelos tratamentos que já conhecemos e disse que tem estado na bancada, atento.

Quer partilhar alguma informação connosco? Este é o seu espaço...
Deixe-nos aqui a sua mensagem e ela será publicada!

.: Valide os dados assinalados : mal formatados ou vazios.

Nome: *
E-mail: * Localidade: *
Comentário:
Enviar

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Copyright © Associação dos Antigos Alunos Redentoristas
Powered by Neweb Concept
Visitante nº