fale connosco


2013-11-08

JOSÉ MANUEL LAMAS - NAVARRA - BRAGA

O Gerês é belo, não sòmente pela Pedra Bela e pelas águas que escorrem pelos seus vales. O Gerês é belo, desde a base até ao seu cume, onde podemos encontrar um vasto número de locais, dignos de demorada visita.

Amigo Vieira, tenho que concordar contigo, no que respeita aos cogumelos e em relação ao cozido, aí então estamos conversados; cozido, é coisa que comigo também marcha muito bem.

Mas o cozido assim neste contexto, faz_me reviver, momentos recentemente bem passados. Será por acaso pura coincidência, ou será que alguém andou pela penumbra a conspirar ?

Aquele abraço.

Zé Lamas

2013-11-07

manuel vieira - esposende

Gerês, belo Gerês, com a Pedra Bela lá no alto a apreciar o manancial de água que se recorta pelos belos vales...

Pois meu caro Lamas " o enigmático mundo dos cogumelos" só me interessa como notícia pois não é área que eu confie nem nos mais experientes, a não ser os de cultivo em estufa e disponíveis nos mercados. Nem dando a comer primeiro ao cão eu arrisco pois o que não lhes faz mal a eles pode-nos fazer mal a nós pelas diferenças fisiológicas naturais. E bem gosto deles, dos cogumelos e dos cães.

Vou bem num cozidinho à portuguesa com couve portuguesa ou lombarda, carnes diversas de boa cultura e enchidos bem compostos como a morcela de sangue que se vende no talho que é teu vizinho. Cenourinha alongada, batata boa e pode ser um nabito, tudo com a cozedura mestra por parcelas, como convém.

Vinhinho do bom a quebrar a robustez do prato e um bom leite creme com o açúcar torrado a ferro quente vem mesmo a arrematar. Uma aguardentezinha velha a queimar o arroto de satisfação é a cereja em cima do bolo e ao lado um cafezinho a pelar o negrume de outono.

2013-11-07

JOSÉ MANUEL LAMAS - NAVARRA - BRAGA

Vai ter lugar, no Monte de S. Lourenço, em Vila Chã no próximo dia 16 de Novembro, um evento gastronómico, que tem como finalidade, dar a conhecer as diversas espécies de cogumelos que dizem, abundar no referido monte de S. Lourenço. Sendo tal iniciativa, em parte, organizada pela Câmara Municipal de Esposende, tenho como certo que o nosso Ilustre Presidente, já estará deveras informado a respeito e, sendo ele um especialista em assuntos gastronómicos, creio que não deixará passar a oportunidade em vão. Mas, como é enigmático o mundo dos cogumelos, nunca é demais, alertar para os perigos que daí podem advir. Por isso, amigo Vieira, cuidado não vás provar algum, daquela espécie que te pode pôr a vêr pirilampos.

Aos que gostam de admirar a beleza natural, das serras da Cabreira e do Gerês, quero dizêr que a serra do Gerês, foi pela Trivago, elegida como o nono melhor destino mundial e quarto europeu na vertente qualidade preço para 2014, o que muito me apraz, pois sou um admirador diário daqueles montes.

Aquele abraço p'ra todos.

Zé Lamas.

2013-11-05

Antónioi Rodrigues - Coimbra

Alexandre & Companhia,

Agora, que me sinto plenamente integrado, bem gostava de ir a Palmela e ver ainda o comboio descendente. Mas nem o deus Mercúrio me cede as suas sandália aladas nem Esculápio me garante uma ida e um regresso  sossegados. Os Hipócrates actuais são ainda muito mais acautelados. Portanto, fico-me por aqui. Contudo, a partir das dez horas e antes que aniteça, comerei das minhas(nossas) castanhas e beberei um cálice do nosso moscatel ou do generoso do Douro. Quero, pois, que me considerem entre vós.

Além da companhia apreciaria muito o não repetir ou citar intervenção(ões) anterior(es); não poder optar pelo silêncio e falar apenas  entre cinco a quinze minutos. Muito bem pensado e...

Muita saúde, muito boa disposição e até um destes dias.

António Rodrigues

2013-11-05

Antónioi Rodrigues - Coimbra

Aventino, não sei qual foi o dia do teu aniversário nem isso é o mais importante. Tiveste perendas, livros, coisa que parece te agrada, e a lembrança de amigos.

Desejo que ainda faças muitos, com saúde e autonomia.

Juntamente com os livros da infância de outros tempos, no caso de o não teres feito ultimamente, recomendo-te a revisita àquela poesia de João de Deus "Com que então caiu na asneira / De fazer a Quint-Feira. vinte e seis anos! ..."

Não devo dar-te mais conselhos. Estive oito dias no Douro, terras de Sanfins, com passagem por Sabrosa e só hoje abri o computador.

Até um dia destes.

Antómio Rodrigues

Quer partilhar alguma informação connosco? Este é o seu espaço...
Deixe-nos aqui a sua mensagem e ela será publicada!

.: Valide os dados assinalados : mal formatados ou vazios.

Nome: *
E-mail: * Localidade: *
Comentário:
Enviar

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Copyright © Associação dos Antigos Alunos Redentoristas
Powered by Neweb Concept
Visitante nº