fale connosco


2013-11-07

manuel vieira - esposende

Gerês, belo Gerês, com a Pedra Bela lá no alto a apreciar o manancial de água que se recorta pelos belos vales...

Pois meu caro Lamas " o enigmático mundo dos cogumelos" só me interessa como notícia pois não é área que eu confie nem nos mais experientes, a não ser os de cultivo em estufa e disponíveis nos mercados. Nem dando a comer primeiro ao cão eu arrisco pois o que não lhes faz mal a eles pode-nos fazer mal a nós pelas diferenças fisiológicas naturais. E bem gosto deles, dos cogumelos e dos cães.

Vou bem num cozidinho à portuguesa com couve portuguesa ou lombarda, carnes diversas de boa cultura e enchidos bem compostos como a morcela de sangue que se vende no talho que é teu vizinho. Cenourinha alongada, batata boa e pode ser um nabito, tudo com a cozedura mestra por parcelas, como convém.

Vinhinho do bom a quebrar a robustez do prato e um bom leite creme com o açúcar torrado a ferro quente vem mesmo a arrematar. Uma aguardentezinha velha a queimar o arroto de satisfação é a cereja em cima do bolo e ao lado um cafezinho a pelar o negrume de outono.

2013-11-07

JOSÉ MANUEL LAMAS - NAVARRA - BRAGA

Vai ter lugar, no Monte de S. Lourenço, em Vila Chã no próximo dia 16 de Novembro, um evento gastronómico, que tem como finalidade, dar a conhecer as diversas espécies de cogumelos que dizem, abundar no referido monte de S. Lourenço. Sendo tal iniciativa, em parte, organizada pela Câmara Municipal de Esposende, tenho como certo que o nosso Ilustre Presidente, já estará deveras informado a respeito e, sendo ele um especialista em assuntos gastronómicos, creio que não deixará passar a oportunidade em vão. Mas, como é enigmático o mundo dos cogumelos, nunca é demais, alertar para os perigos que daí podem advir. Por isso, amigo Vieira, cuidado não vás provar algum, daquela espécie que te pode pôr a vêr pirilampos.

Aos que gostam de admirar a beleza natural, das serras da Cabreira e do Gerês, quero dizêr que a serra do Gerês, foi pela Trivago, elegida como o nono melhor destino mundial e quarto europeu na vertente qualidade preço para 2014, o que muito me apraz, pois sou um admirador diário daqueles montes.

Aquele abraço p'ra todos.

Zé Lamas.

2013-11-05

Antónioi Rodrigues - Coimbra

Alexandre & Companhia,

Agora, que me sinto plenamente integrado, bem gostava de ir a Palmela e ver ainda o comboio descendente. Mas nem o deus Mercúrio me cede as suas sandália aladas nem Esculápio me garante uma ida e um regresso  sossegados. Os Hipócrates actuais são ainda muito mais acautelados. Portanto, fico-me por aqui. Contudo, a partir das dez horas e antes que aniteça, comerei das minhas(nossas) castanhas e beberei um cálice do nosso moscatel ou do generoso do Douro. Quero, pois, que me considerem entre vós.

Além da companhia apreciaria muito o não repetir ou citar intervenção(ões) anterior(es); não poder optar pelo silêncio e falar apenas  entre cinco a quinze minutos. Muito bem pensado e...

Muita saúde, muito boa disposição e até um destes dias.

António Rodrigues

2013-11-05

Antónioi Rodrigues - Coimbra

Aventino, não sei qual foi o dia do teu aniversário nem isso é o mais importante. Tiveste perendas, livros, coisa que parece te agrada, e a lembrança de amigos.

Desejo que ainda faças muitos, com saúde e autonomia.

Juntamente com os livros da infância de outros tempos, no caso de o não teres feito ultimamente, recomendo-te a revisita àquela poesia de João de Deus "Com que então caiu na asneira / De fazer a Quint-Feira. vinte e seis anos! ..."

Não devo dar-te mais conselhos. Estive oito dias no Douro, terras de Sanfins, com passagem por Sabrosa e só hoje abri o computador.

Até um dia destes.

Antómio Rodrigues

2013-11-01

Assis - Folgosa - Maia

Mesmo atrasado, quase como em questões de lembraças de aniversários - já um ano me esqueci do próprio - vou começar por aqui "parabenizar" (?) o nosso Aventino, sem livros para lhe dar, pois ainda não escrevi o meu. Já tenho filhos, já plantei árvores várias, mas, quanto a livros, julgo que tudo já está escrito. Para quê borrar mais este nosso planeta já tão sujo de petróleo com a queda de mais umas árvores.? Fico-me com o prazer de plantar mais algumas para quem ainda suspeite não haver já papel suficiente para os seus escritos. É a minha oferta, com algumas flores agrestes à mistura, amigo Aventino, pois sei se encontra na gaveta da tua secretária um menino mais ainda em gestação.

- Pois hoje, dia último de Outubro, fui com o Barros Lima, encher os pulmões com o ar puro da serra das maias, na encosta da minha Bica, um pequeno olival em Cedovim. Os pulmões, sim, mas também a menina dos nossos olhos com as cores do arco-íris do Douro vinhateiro. Um Douro tão generoso em vinho como em coloridos pigmentos. Uma verdadeira sinfonia de cores. Algém me perguntava há dias, do outro lado do Atântico, se as imagens que lhe havia enviado eram reais ou se tratava de pintura...à minha resposta, do lado de lá um perentório "tenho que ir ver" surgiu. - Paisagem quase inacreditável esta do nosso Douro. Quem possa, venha de imediato, antecipe-se à chegada das geadas.

Um abraço amigo e

até às castanhas de Palmela

Quer partilhar alguma informação connosco? Este é o seu espaço...
Deixe-nos aqui a sua mensagem e ela será publicada!

.: Valide os dados assinalados : mal formatados ou vazios.

Nome: *
E-mail: * Localidade: *
Comentário:
Enviar

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Copyright © Associação dos Antigos Alunos Redentoristas
Powered by Neweb Concept
Visitante nº