fale connosco


2022-07-11

Aventino Pereira - Porto

EI-LOS QUE PARTEM

 

“ Ei-los que partem, novos e velhos, buscar a sorte n’outras paragens” (Manuel Freire)

De Madureira Beça não tenho outra memória se não aquela que provém da voz, do dizer e do sentir de quem terá sorrido ou sofrido às suas mãos. Como dizem os poetas, “nunca ninguém vai verdadeiramente embora”


AVENTINO PEREIRA PINHEIRO

2022-07-10

Francisco Assis - Orbacém

Caros amigos,
Já está por cá o nosso amigo Luís Guerreiro e dada a sua delicada saúde, informa-nos  a sua esposa Irene e o filho André, que ele não vai poder sair  de Gondarém.Eventuais visitas devem ser programadas através do Tel. 251 795 648 e nunca depois das 20 h e nunca mais de 3 pessoas procurando assim proporcionar-lhe o maior descanso.

 

Este foi o desejo expresso esta tarde - 9/7/2022 - pela esposa e pelo filho, na visita que lhes fiz com a minha esposa para tomarmos um cafezinho.

Agradeço que tenham estas considerações em atenção.

O meu abraço fraterno.

2022-07-08

manuel vieira - Esposende

Faleceu no passado dia 4 de julho, segunda feira, o nosso associado José António Madureira Beça com 96 anos de idade.
Natural de Outeiro, Bragança, nasceu em outubro de 1926 e entrou em Gaia num grupo de 20, que dá início às atividades em Cristo Rei no ano de 1939. Em 1944 parte para Espanha para fazer o Noviciado. Ordena-se em 1951. Esteve na Universidade de Lovaina, em Bruxelas onde se doutorou.
Exerceu funções de Diretor e também Provincial dos Redentoristas portugueses e foi nesta função que o conheci, quando entrei em 1966. A Palmeira nº 22, paginas 16/18, relata depoimentos que ilustram a vida de Madureira Beça, podendo aceder à revista neste nosso site em "A Palmeira em pdf". Paz ao seu espírito.
2022-06-13

Aventino Pereira - Porto

     MÁRIO ORA

 

Dos romances que publiquei, até hoje, recebi 94,77 euros de direitos de autor. Não se sabe se, tão elevada quantia, resultou da qualidade dos romances, do marketing do editor ou do nome AVENTINO que será, porventura, pouco apelativo.

 

O senhor ADOLFO COELHO DA ROCHA usou o pseudónimo de MIGUEL TORGA, em homenagem aos escritores Miguel de Cervantes e Miguel Unamuno; a estes dois génios pensadores e à urze, TORGA, que abundava pelo reino de Sabrosa, São Martinho de Anta.

 

Sabendo-se que os meus pais são Manuel e Maria e que o nome Mário os honra, importa saber de onde vem (sem se saber para onde irá) a palavra ORA que integra, agora, o meu pseudónimo literário (registado), “ MÁRIO ORA”.

 

MÁRIO ORA escreveu o romance “CARTA PERDIDA NO CAIS DE EMBARQUE”, agora, na fase da correção. Proponho-me apresentá-lo aos AAAR’s, em data e local convenientes, antes mesmo da sua publicação pelo editor.

 

Aguardai, pois, “porque toda a coragem é necessária, toda a esperança é legítima” (Joaquim Pessoa).

2022-06-08

Assis - Orbacém

Amigos...

A quantos se dignam aqui esculturar em forma de letra seus pensamentos, pensamentos que me ajudam a viver mais um dia de cada vez e sem problemas maiores, o meu bem-hajam. Os meus vão ficando pendurados nas folhas das couves ou nalguma pétala de flor rupestre iluminados pelo brilho das gotas do orvalho ou chuva miudinha. São estas quem lhes dá algum valor literário (?).

Ao Aventino peço se apresse a publicar seu novo romance já que a BELHEÇ corre veloz. Não prometo que o lerei de uma só vez, não. Juntá-lo-ei aos seis ou sete que leio em simultâneo pois foi esta a descoberta que, sem intenção alguma descobri, há já algum tempo, para exercitar a memória. Método infalível para todos os leitores?...não sei. Método bom para mim pessoalmente. É como aquele jardineiro que ao regar, para manter a saúde escolhe fazer ginástica carregando baldes de água em vez de usar uma mangueira. Passai bem. Disse...

 

Quer partilhar alguma informação connosco? Este é o seu espaço...
Deixe-nos aqui a sua mensagem e ela será publicada!

.: Valide os dados assinalados : mal formatados ou vazios.

Nome: *
E-mail: * Localidade: *
Comentário:
Enviar

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Copyright © Associação dos Antigos Alunos Redentoristas
Powered by Neweb Concept
Visitante nº