fale connosco


2015-05-28

Assis - Folgosa

Aos amigos das Favas, mas também aos que não puderam estar presentes, as minhas saudações.

1 - Antes de mais, anuncio a presença de um prato grande de côr bege que deve ter vindo acompanhado por um apreciado bolo e que agora reclama por seu dono. Além do prato, como já disse na mensagem anterior, ficou por cá a generosidade dos amigos, bem representada por garrafas, queijos e enchidos, bens que aguardam a passagem por estas paragens de voluntários, amigos ou inimigos das favas. 

2 - "Omnis perit labor", desabafou o corvo do nosso já longínquo latim... - Depois de tanto trabalho, amigo Alex, acabaste por deixar cá esquecidos nada menos que 3 vasos que andaste a preparar com tanto cuidado. Prepara pois, logo que possas, uma nova visita ao norte e traz a mochila para subirmos a serra de Arga até ao convento de São João. E não esqueças de convidar uns quantos voluntários que estejam dispostos a perder uns quilinhos e muito suor...

Aquele abraço


s

2015-05-27

manuel vieira - esposende

Ainda a favada...

O nosso decano Martins Ribeiro na mensagem anterior tentou adicionar um vídeo relativo a esse Encontro em Orbacém mas o nosso site apenas aceita imagens no fale conosco e não vídeos.

Para poder apreciar o "filme" tem de aceder à Galeria de imagens/Os nossos vídeos e clicar em "A favada 2015".

2015-05-27

A. Martins Ribeiro - Terras de Valdevz

A FAVADA

No cimo do Caminho do Fradinho assenta a “cabana” do nosso companheiro Assis, rodeada de frondosa vegetação que recende a bosque e flores campestres, a perfume de amores perfeitos, a frutos genuínos e apetitosos, que vibra com os gorjeios do pisco e outros artistas canoros, que zune com o zéfiro entre as copas dos pinheiros, que adormece na modorra dum quieto fim de dia. Lá compareceu um grupo de companheiros que num ritual já costumeiro se deram a saborear umas magníficas favas, nadas e criadas naquele quintal exuberante, seguidas dum arroz de divinal sabor. Muitos companheiros, a presença nova do Pe. José Marques que, como devia ser tradição, rezou no início do repasto abençoando aquela dádiva do Criador. Também não podia esquecer a memória do nosso companheiro Peinado que, com toda a certeza, nos sorria do seu etéreo assento deleitando-se, pelo menos, com a nossa gulodice. Obrigado, caro Assis, pelo teu trabalho e entrega, terminando com os meus desejos de que estes calendários se possam cumprir por mais alguns anos para todos que ainda por cá andamos.

 

2015-05-26

manuel vieira - esposende

Orbacém já lá vai e como diz o Castro, os agradecimentos do Assis deixam-nos sensibilizados. Foi vê-lo no final a distribuir plantas por quem quiz, da sua produção.

Ainda não tinha comentado a situação da nossa palmeira, afetada talvez irremediavelmente pelo escaravelho vermelho, como muitas outras por esse país fora.

No final do funeral do nosso Peinado o padre Faustino Ferreira já me tinha informado desse drama para as nossas memórias e nada tem de qualquer prenúncio sobre o futuro da Associação, até porque neste último caso os escaravelhos vermelhos seremos nós e não há melhor remédio do que sentir o tempo que vivemos em comum, como aconteceu no passado sábado, para servir de remédio milagreiro.

O padre Faustino está a recuperar de uma cirurgia a que foi sujeito e está a correr tudo bem.

É importante viver o tempo com a intensidade de um discurso do Alexandre e o calor do fervilhar de um tacho de arroz de favas.

 

2015-05-25

Assis - Folgosa

OBRIGADO !

Uma palavra que pouco diz e que tudo desejaria poder dizer a quantos, no dia de ontem, se deslocaram até Cabanas / Orbacém. Mas não apenas a esses. Também àqueles que por qualquer motivo não puderam fazer essa viagem. Há sempre a dificuldade de encontrar o dia certo para todos... Refiro-me ao Arsénio e de modo especial àqueles que, apesar das dificuldades ocasionadas quer pela falta de saúde, quer pela sua ocupação, tomaram a iniciativa de se fazerem presentes pelas suas mensagens: ao Davide, ao Delfim, ao Zeca Lamas, ao Rodrigues, ao Álvaro Gomes e ainda à D. Zulmira e seu neto Pedro Júnior. O nosso saudoso Amigo Peinado, esse não faltou. O calor da Amizade que o Peinado nos deixou, fez-se ontem mais uma vez presente na alegria que a todos nos contagiou desde o primeiro instante. Essa Amizade sentia-se que ia aumentando sempre que um carro chegava com um novo grupo de associados. Chegámos ao lindo número de 18, poderíamos ser mais... Com a amizade crescia também a generosidade, uma virtude que o Peinado igualmente nos legou.

- A todos, pois, o meu Obrigado. E fica já aqui o convite para um próximo encontro que deverá acontecer daqui a um ano, independente de outros que possam realizar-se com ou sem favas. Isto porque sobrou muita coisa da generosidade acima referida. Creio que só as cerejas do Diamantino se esgotaram e estou em crer que até os caroços magicamente desapareceram

Aquele abraço


 

Quer partilhar alguma informação connosco? Este é o seu espaço...
Deixe-nos aqui a sua mensagem e ela será publicada!

.: Valide os dados assinalados : mal formatados ou vazios.

Nome: *
E-mail: * Localidade: *
Comentário:
Enviar

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Copyright © Associação dos Antigos Alunos Redentoristas
Powered by Neweb Concept
Visitante nº