fale connosco


2014-09-27

José Manuel Lamas - Navarra - Braga

 

                 O que me apraz dizer , depois do convívio do passado dia 20 .

 

     Não me tendo sido possível chegar a Gaia , antes das 15 horas , ainda tive tempo para uma breve visita ao " velho " edifício .

     Postos os pés no primeiro degrau e as mãos , no corrimão da escada ; deu-se em mim , início a uma viagem no tempo que , só veio a terminar já eu me encontrava no corredor das salas de aula . Ao longo do percurso , pude verificar que exceptuando o piso no interior das salas, tudo era como dantes . Tanto o piso das escadas e corredor , assim como o corrimão e até as portas me pareceram familiares . Presumo que ainda se mantêm . 

   Tive oportunidade de tocar com as pontas dos dedos , no fundo da porta situada em frente da porta da sala do segundo ano que era a porta do gabinete do padre Manso , director de então , e dizer : foi por aqui que enviei a minha carta de despedida . Despedida sim . Eu não fui expulso , fui eu que pedi para saír , daí a minha curta passagem pela Quinta . Estou p'aqui com esta conversa , na intenção de vos fazer compreender melhor o que vem a seguir : é que com o que vi e recordei no interior , juntamente com algumas impressões obtidas no exterior, aguçou-se-me o engenho e espicaçou-se-me a inspiração . De tal forma que, em apenas duas quadras , se pode reconhecer , o motivo da minha deserção .

 

 

                Algum feitiço a Quinta da Barrosa tem

                Pois parece que o tempo por ela não passa

                E há ainda quem lhe chame mãe

                Mas eu sempre lhe chamei madrassa

 

 

                Sendo eu lá depositado

                E foi contra a minha vontade

                Até achei castigo pesado

                P'ra um puto daquela idade

 

Não vos podendo presentear com um discurso " mais bem " ou  " melhor " elaborado , pois rompi poucos fundilhos nos bancos da escola , não li nos livros , ofereço-vos o que sei e o que tenho p'ra dar .

 

Quero dizer-vos também , que muito admiro em vós , a força de vontade que vos permitiu permanecer naquele campo de concentração .Eu não fui capaz . Por isso fugi .

 

     Dizer-vos ainda , que muito prazer me dá , estar na vossa companhia .

 

       E p'ra todos  aquele abraço

                                                   Zé Lamas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


                 Que o tempo parece que por ela não passa

2014-09-26

Aventino - PORTO

A ACTA DA ASSEMBLEIA GERAL 2014

Habemus ACTA.

Louvo com glória o secretário da Assembleia Geral. Profissional, competente, honrado. Prometeu e cumpriu. BEM HAJAS DIAMANTINO.

Aí está o retrato do dia e dos momentos que foram a nossa Assembleia Geral. São registos que ficarão para a nossa história, para quem vier e quiser saber do sentir e pensar de quem, miúdos imberbes, se tornaram homens, e sobretudo homens bons. 

Navego com mágoa pela inexistência de muitas outras actas que seriam a marca, peregrina e eterna, do que foram e como foram as Assembleias Gerais. Noutros anos, outros houve que não cumpriram esse dever de lavrar uma simples acta que poderíamos legar aos nossos filhos, como uma fotografia que revelasse uma réstia da nossa identidade.

E a esses outros que houve, trago-lhes o meu desencanto.

 

 

2014-09-24

manuel vieira - esposende

Coloquei em "Pontos de vista" a minuta da acta da Assembleia Geral do passado sábado, o melhor espaço do site para permitir a análise do documento, sob sugestão do secretário Diamantino feita logo no decorrer do acto.

Este documento deverá ser votado na próxima Assembleia.

Entretanto já está disponível o vídeo do nosso colega Martins Ribeiro, que alguns já visualizaram. Relativamente às fotos existem problemas a nível do Blogger que não permitem colocar online o material fotográfico, o que já aconteceu com o de Beja.

Gostava de ler comentários sobre o nosso Encontro, o Grande Encontro, que permitiu a partilha do pão e do vinho em ambiente de franco convívio, em que tivemos a presença simpática dos padres Faustino Ferreira, Silvério e Teixeira.

2014-09-23

Assis - Folgosa

Amigos: Saúde e boa disposição

1 - A quantos em 20 de Setembro se dignaram dizer sim, com a sua presença na quinta da Barrosa e àqueles que por qualquer motivo  tiveram de contentar-se apenas com a vontade de ter vindo,  eu  -  anarca voluntário devidamente amarrado à amizade - venho, na qualidade de tesoureiro da AAAR, dar-vos a boa notícia de que, feitas as contas, pagas todas as despesas e à parte as verbas destinadas à cota de associados, tivemos ainda um saldo positivo de 357 €. Assim sendo, podemos considerar a possibilidade de ainda este ano tirarmos um exemplo de A Palmeira. Saltem pois para a praça os poetas, os autores de romances e contos ou outro qualquer género literário. Venham todos, pois todos temos algo a aprender e a ensinar. Não há mestres absolutos e analfabeto é apenas aquele que se nega a aceitar o pouco ou muito que aprendeu nos bancos da sala em que se sentou Deixo, pois, uma palavra de agradecimento a todos pela fraterna alegria com que se comportaram nomeadamente na hora da partilha. Houve até quem me perguntasse - não apenas um ou dois - se seria  preciso colaborar de forma mais expressiva. A estes, um duplo agradecimento.

2 - No domingo, 21/09, acompanhei o sr. padre Faustino na visita que fez ao associado José Madureia Beça que há dias foi sujeito a uma intervenção cirúrgica. Encontrava-se já na sua casa da praça da Galiza, 131 - 4º - hab. 3. Ainda fraco, mas bem disposto apesar de bastante surdo, reconheceu-nos facilmente e, com o sorriso dos seus quase 88 anos que completará dentro de um mês, recebeu-nos com toda a cordialidade. Com igual cordialidade nos recebeu a sua esposa, a dra. Conceição. E no final, ambos se desfizeram em agradecimentos. Embora o não tenham declarado, certamente ficarão muito gratos a quantos se dignem visitá-los. O número do seu telefone é  222 435 155222 435 155

- Dada a dificuldade em se deslocarem, não deixem de insistir na chamada telefónica.

 

O meu abraço

2014-09-22

Arsénio Pires - Porto

Um ÊXITO!

Fomos 59 os que participámos no Grande Encontro Nacional 2014.

Este Encontro Nacional caracterizou-se por ter sido realiazado à volta dum fogareiro donde iam saindo carnes várias (frango, fêveras, entremeada, chouriço), regados por vinhos verdes e maduros,  proporcionando um convívio franco e desinibido entre todos.

Os pequenos grupos iam-se formando e desformando aqui e ali; todos conversavam com todos. O facto de o piquenique ser feito no que resta do antigo bosque da Quinta da Barrosa favoreceu muito o convívio à mesa, coisa que o hotel em parte dificulta.

Só assim se compreende que já as 20:30 horas tinham chegado e alguns ainda gastavam as últimas palavras.

A repetir!

VIVAT

Quer partilhar alguma informação connosco? Este é o seu espaço...
Deixe-nos aqui a sua mensagem e ela será publicada!

.: Valide os dados assinalados : mal formatados ou vazios.

Nome: *
E-mail: * Localidade: *
Comentário:
Enviar

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Copyright © Associação dos Antigos Alunos Redentoristas
Powered by Neweb Concept
Visitante nº