pontos de vista

Espaço destinado a temas diversos....


2010-07-24

EM QUE SÉCULO ESTAMOS?!


Envergonhe-se cada membro de se exibir de forma refinada debaixo de uma cabeça coroada de espinhos.Compreenda que as suas elegâncias não lhe fazem honra, mas expõem-no ridiculamente.

São Bernardo [de Claraval], Abade(1090-1153).


As Fotos do cardeal RODÉ:Uma meditação

O cardeal FRANC RODÉ, prefeito da Congregação para os Religiosos e nomeado pelo Papa Bento XVI para conduzir a Investigação Apostólica das congregações religiosas femininas nos EUA, ordenou, no último mês de Março [2009], seis novos diáconos do Instituto de Cristo Rei e Soberano Sacerdote, na casa mãe do instituto, em Gricigliano, próximo de Florença, em Itália.

Ao olhar para esta fotografia, lembramo-nos da diversidade cultural, eclesial e socio-psicológica que compõe a nossa Igreja. Ao viver, como nós vivemos, no início do século XXI, devemos reconhecer que somos produtos de uma mistura de influências e temperamentos pré-modernos, modernos e pós-modernos complexos e sem precedentes.Ao olhar para estas fotografias, sentimo-nos movidos a perguntar se o cardeal RODÉ, que, de acordo com o perfil de John Allen, é uma pessoa encantadora e um produto de antigas forças europeias, eslovenas e anti-comunistas, está, de facto, tão distante dos padrões culturais e sociais dos EUA contemporâneos que possivelmente não entenderia muito bem as vidas e o trabalho das nossas religiosas.

O cardeal, cuja inclinação por uma Igreja pré-conciliar de estilo tradicional, monárquica e europeia está claramente evidente nestas fotografias, disse a John Allen que o Vaticano II provocou "a maior crise na história da Igreja". As nossas religiosas dedicaram as suas vidas a dar continuidade aos mandatos do Concílio de serviço e reforma.Ao olhar para estas fotografias lembramo-nos de que o multiculturalismo é um ingrediente central na nossa Igreja e no nosso mundo hoje, que requer compreensão, paciência e tolerância especial. Também é verdade que um julgamento leva a outro julgamento, e é por isso que cada vez mais pessoas nas nossas comunidades se perguntam: "Quem é exactamente esse homem que foi encarregado de julgar as almas, as vidas, a dedicação e a fé das nossas religiosas?".

Ao olhar para esta fotografia, dificilmente podemos evitar a conclusão de que a Investigação Apostólica, da forma em que actualmente está estruturada e é desenvolvida, está tragicamente equivocada e pode causar um dano irreparável à nossa Igreja, a menos que mentes sábias encontrem uma forma de suspendê-la.

A reportagem é de THOMAS C. FOX, foi publicada no site National Catholic Reporter, em 28-10-2009.

Artigo colocado por Arsénio Pires.



Comentários


2010-07-28

Arsénio Pires - Porto

Meu caro Assis:

Isto é assim. Eu ponho aqui uns artigos, tu comentas, eu respondo e ninguém mais entra.

Temos querido suscitar o diálogo sobre TODOS os temas importantes no mundo e na Igreja de hoje.

O povo só reage se aqui se falar das grandes atrocidades cometidas pelos regimes que todos já conhecemos mas nem sempre combatemos. Reagem mas nem sequer é para contrapor ou realçar. Não. É para dizer que nisso, não! Não é bom falar.

Ponho aqui artigos sobre a IC dos nossos dias, normalmente realçando aquilo que, na perspectiva de alguns bons pensadores ela deve mudar e... NADA. Mais tarde virão alguns a dizer que a criticar a Igreja não sai nada. Que defendemos a situação!

Olha, meu caro. Cá vamos. Cantando? As vezes. Rindo? Raramente!

Um abraço

2010-07-27

Assis - Folgosa - Maia

Meus Amigos, saúde e paz para todos.

Ao voltar a esta página, esperava já encontrar algum comentário, mas não. Depois de termos feito em pouco mais de 15 dias 3 visitas ao cemitério de Coimbrões - eu apenas fiz as duas últimas - para nos depedirmos de três amigos, dois deles, os pp. Maneiro e Vaz, nossos antigos professores e o pe. Santos um companheiro de viagem e de estudos de alguns associados, não pude deixar de trazer aqui as palavras que hoje mesmo me repetiu naquele local o meu primeiro director de Gaia, o pe. Ibanhes: "Memento homo..." Sim, voltaremos todos a ser pó. Acompanhei àquele local o corpo do primeiro Redentorista,  falecido em 1955, ali depositado, o pe. Saturnino Martinho, e hoje o último, o pe. Vaz, como há 8 dias acontecera com o pe. Santos. Hoje, como então, encontrámo-nos alguns associados que há bastante tempo nos não víamos. Pena que tenha de ser este o local do encontro, um encontro sempre forçado...- Mas, ao fixar agora os meus olhos na fotografia do tal cardeal, não consigo livrar-me daquela frase de S: Paulo que quase se vai tornando já um lugar comum: "Quando era criança, pensava como criança. Agora, que sou adulto, tenho de pensar como pessoa crescida..." É que, nos meus dias de menino, ao ver a coroação de Pio XII, com toda aquela pompa - ele com uma cauda de 12 metros e os cardeais de 6 - sentir-me-ia muito honrado se um dia pudesse vir a pegar numa daquelas caudas. Hoje, sentir-me-ia enojado. Mesmo que as ditas tenham perdido metade do tamanho, precisamente a mando de Pio XII. Mas o que se passa ainda hoje no palácio do Vaticano, e noutros palácios eclesiásticos, não pode deixar de me entristecer de veras. Como posso acreditar nas palavras de quem se veste de ouro e diamantes e se apoia em báculos de prata para falar de pobreza e de pobres? Sim, gostaria de ainda ver trocar toda aquela riqueza em vestes simples de humanos, isto é, de trabalhadores da verdadeira paz, e consequentemente em Pão para todos os irmãos. Como a Igreja ganharia então em créditos!... Que perdi a fé, poderá alguém acusar... Que bom ter perdido a fé nessas coisas, meus amigos... "Tive fome e sede, estive preso e fui estranjeiro..." É esta a única fé que não quero perder nunca e que desejo aumente em mim. A fé da Amizade do Carpinteiro de Nazaré, uma amizade que tem de começar nos  mais pequenos. Um abraço


.: Valide os dados assinalados : mal formatados ou vazios.

Nome: *
E-mail: * Localidade: *
Comentário:
Enviar

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Ver todas voltar
Copyright © Associação dos Antigos Alunos Redentoristas
Powered by Neweb Concept
Visitante nº