pontos de vista

Espaço destinado a temas diversos....


2010-07-07

O Zé Povinho

O nosso colega Assis mandou-me este excelente texto por correio electrónico. Não resisto a colocá-lo aqui, em Pontos de Vista. Vai acompanhado por um "poster" de Calvin & Hobbes" que ilustra muito bem o texto. Para conseguir ler as legendas, é preciso aumentar o desenho pressionando a tecla "CTRL" do seu computador e rodar o comando do "rato" que se encontra entre as duas teclas (os que já sabem... desculpem!).

Por mais que o "ZÉ-POVINHO" trabalhe... por mais que os políticos mentirosos se apresentem com boas palavras dizendo que "é preciso produzir mais para depois se poder distribuir"... jamais haverá justiça social se faltar a fraternidade entre os todos os humanos.Basta olhar para o que se passa à nossa volta: ainda antes de se produzir, os maiorais (administradores, directores e acessores) já dividiram entre si o lucro, a mais valia do trabalho do "Zé-Povinho".

Ao trabalhador resta-lhe única e exclusivamente esperar pelas migalhas que caem da mesa desses seus "grandes benfeitores"..."inteligentes" e "xico-espertos"...

O pão que é de todos, como dizia o grande Abbé Pierre, é comido por uma minoria insaciável...por gente que nada sabe de partilha, mas apenas de acumulação de riqueza...Que os seus irmãos humanos morram de fome ou vivam em tugúrios infestados por doenças mortais... isso nada lhes diz respeito...o importante para essa gente (?) está na angariação de votos da gente simples e ignorante para, assim,  poderem continuar a roubar "legalmente"...mas hoje já não é possível encobrir a realidade, graças à comunicação universal - "a maior de todas as bombas atómicas", segundo palavras do grande génio Albert Einstein.

A mensagem é curta mas diz tudo...

Francisco Assis



Comentários


2010-07-08

Arsénio Pires - Porto

Caro Assis:

O teu sentido e orientação para o que realmente conta nesta vida revela-se aqui, mais uma vez, neste pequeno texto cheio de humanidade.

Bom seria que todos te seguíssemos o exemplo, colocando também breves "pontos de vista" que espevitassem a intervenção doutros colegas.

Fica um abraço para ti.

Arsénio

 

2010-07-07

Ismael Vigário - Braga

Obrigado Assis pela escolha deste texto.

Texto quase perfeito: a verdade manifestada por um homem de fé e corroborada por um homem das ciências exactas. Texto quer dizer tecido, interligado e com uma determinada textura para exprimir sentido.

Quando recebemos um texto, pode ser uma boa nova, quando nos toca e nos fala e nos transmite um significado.

Perfeito?! ou quase perfeito, quando nos tange o cerne ou o miolo do pão que nos alimenta.O essencial é o que nos trás em pé e é de pé que usamos a palavra. Palavra solene, quando nos atravessa e nos toca e não podemos ficar indiferentes. Há nele uma palavra que nos magoa, nos liberta, nos conforma, nos prolonga, nos aconhega, afaga, molesta, pertuba, revolta. Isso também pode ser o modo de ser político, de reagir politicamente. Porque o sentido que colhemos nos apanhou: apanhou de raspão, de lado, de frente, porque não nos deixou indiferentes e nos transformou, nos envolveu num sentido que não estava em nós, mas passou a significar em e para nós.

Ismael

.: Valide os dados assinalados : mal formatados ou vazios.

Nome: *
E-mail: * Localidade: *
Comentário:
Enviar

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Ver todas voltar
Copyright © Associação dos Antigos Alunos Redentoristas
Powered by Neweb Concept
Visitante nº