pontos de vista

Espaço destinado a temas diversos....


2010-02-17

A PEDOFILIA NOS PADRES DA IGREJA CATÓLICA

Arsénio Pires

1- Os Factos:

1- Os bispos irlandeses foram, neste mês de Fevereiro, chamados pelo Papa a fim de prestarem contas sobre os padres da Irlanda que, durante décadas consecutivas, abusaram sexualmente de crianças inocentes. Segundo o Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcísio Bertone, disse no dia 15 de Fevereiro, trata-se de “actos particularmente execráveis” e de “um desafio duro e humilhante” para a Igreja Católica.
E, no dia 16, depois de se encontrar durante os últimos dois dias com os bispos irlandeses, Bento XVI referiu o abuso sexual de crianças e jovens como sendo “um crime hediondo e um grande pecado”.

Este escândalo surgiu quando, em Novembro de 2009, o Governo irlandês publicou o chamado “Relatório Murphy” que descreve muitos crimes de pedofilia cometidos por padres irlandeses durante os últimos 30 anos, referindo ainda que a hierarquia católica, apesar das muitas provas sobre tudo o que aconteceu entre 1975 e 2004, sempre tendeu a proteger os prevaricadores escondendo “obsessivamente” este comportamento.
Bento XVI chamou, pois, os 24 bispos irlandeses a fim de que cada um fale sobre o que na verdade sabia sobre décadas de abuso sexual, psicológico e físico de menores feito por párocos e outros padres em orfanatos, oficinas e outras instituições católicas.
Na sequência do “Relatório Murphy” publicado há três meses, quatro dos cinco bispos que foram referenciados por terem dado cobertura a estas práticas pecaminosas, já renunciaram ao episcopado.
Igreja Católica na Irlanda teve de pagar 161 milhões de euros em indemnizações pelos nefastos e hediondos delitos que estes padres pedófilos cometeram. Desde 1940, só na Diocese de Dublin, 102 padres (entre o tal de 2800), abusaram sexualmente de crianças. Oito deles já foram condenados, mas ainda há 40 processos em curso.

2- O escândalo alastra. No passado dia 15 de Fevereiro, na Alemanha, o director duma escola secundária jesuíta, em Berlim, disse que muitas dezenas de ex-alunos estão a queixar-se de abusos sexuais que ali teriam sido cometidos entre 1970 e 1980.
3- Quem não se lembra do mesmo escândalo surgido e identificado nos Estados Unidos da América e das mossas que causou na Igreja Católica nesse país?
4- Dia 8 de Janeiro de 2010: Os jornais noticiaram a prisão dum padre luso-francês acusado de pedofilia.


2- A Pergunta:

Então, será que só na Irlanda, EUA, Alemanha e França é que há padres pedófilos? Nos outros países… nada? E em Portugal não houve nem há?!
Quando as vítimas perderem o medo e, sobretudo, a vergonha, que acontecerá neste jardim à beira-mar plantado?!


3. A Igreja “casta meretriz”
(Sto Ambrósio):

A nossa Igreja Católica é um povo a caminho. Um povo que tem no seu seio heróis, mártires, ladrões, pedófilos, etc. E eles tanto pertencem aos leigos, como ao clero e ao episcopado (embora aos declarados santos, poucos leigos pertençam…)
Dos seus heróis e mártires quase ninguém fala, mas eles andam por aí e muitos deles cruzam-se connosco todos os dias.
Eles vivem nas montanhas dos Andes, nas selvas da Amazónia, na selva e savanas de África, nas ruas da Índia, nos depósitos de pobres e desempregados em volta das nossas cidades, em todos os sítios onde ninguém gosta de ir, nem os Estados chegam. Aí podemos encontrar religiosas, padres e leigos que passam a vida inteira a trabalhar em condições que dificilmente nós suportaríamos. Eles são do melhor que a Humanidade tem. Mas nunca são notícia.
Que seria dos serviços sociais, por exemplo em África, sem estes desconhecidos padres, religiosos,  religiosas e voluntários? Quem educaria milhares de crianças e jovens sobretudo fora das grandes cidades? Quem daria assistência aos doentes e idosos abandonados por todos e até pela própria família?
Segundo as últimas estatísticas (2007), a Igreja Católica, só em actividade educacional, possui 42.000 escolas; em actividades de saúde, 1.600 hospitais, 6.000 dispensários e 780 leprosários; em actividades de recreação e sociais, 12.000 iniciativas. Mas… nada disto vem nos telejornais.
Seria interessante saber quanto representam no nosso PIB todas as actividades da Igreja católica.


4- Mas…


Tudo isto não nos deve distrair do crime vergonhoso de pedofilia que alguns dos seus dirigentes cometem. Porque é da sua hierarquia que se trata neste momento!
E nós perguntamo-nos perplexos:
Como é possível que a Igreja Católica, que produz tantos heróis e santos, leve no seu seio tanto cretino e transgressor da Boa Nova de Jesus? Ele deixou bem claro: “Aquele que fizer mal a um destes mais pequeninos, melhor lhe fora que lhe atassem uma mó do moinho ao pescoço e o lançassem ao mar”! Se é verdade que este aviso foi para todos os homens e mulheres, não deixa de ser de modo muito especial para aqueles que presidem e orientam as comunidades cristãs.

Não adiantam evasivas do tipo “Somos humanos”, “Somos pecadores, “Isto acontece em todas as religiões”, “Isto acontece na mesma percentagem que nos restantes homens” ou que a pedofilia na Igreja Católica não atinge só os membros da sua hierarquia. Que também atinge os leigos, etc.
Tudo isso é verdade mas não fujamos ao problema. Do que se trata, agora, é daqueles que escolheram como vida pregar e testemunhar a Boa Nova de Jesus: os padres e os bispos. E esses têm mais responsabilidade perante Deus e perante a comunidade de cristãos. Eles devem ser o modelo.

Nem sequer adiantam respostas piedosas dalguns bispos como: “Estou chocado”, Estou dolorosamente surpreendido”. Isso não interessa para nada!
O cardeal Sean Brady, primaz da Irlanda, reconheceu ontem, dia 16, que houve “falhas” da “liderança” da Igreja Católica que, durante décadas, preferiu esconder os casos de pedofilia, limitando-se a mudar os padres de lugar, em vez de comunicar os seus crimes às autoridades.
 
A questão é só esta:
Como se explica que aqueles que livremente escolheram anunciar a Boa Nova de Jesus, achem essa escolha e modo de vida compatíveis com esta baixa e repugnante acção de abusar sexualmente de crianças inocentes servindo-se da sua posição de sacerdotes?
A Igreja Católica tem que tomar medidas concretas e públicas para evitar que isso aconteça no futuro. Que medidas?
Hoje os jornais dizem-nos que Bento XVI publicará em breve uma carta pastoral “dirigida às vítimas” de abusos sexuais por parte dos padres da Igreja Católica. Mas, e em relação aos pedófilos e à prevenção da pedofilia nos membros da hierarquia católica?


5- Que pensar sobre isto?

1º. Os delinquentes não podem ser ignorados ou camuflados com mudança estratégica de lugar de ministério. Isso seria mandar o delinquente para outro campo onde irá repetir o mesmo crime. A Igreja tem que ser transparente e os bispos, onde tal aberração aconteça, devem denunciar publica-mente os prevaricadores e tomar medidas concretas.

2º. Essas medidas concretas devem ser delineadas pelo Vaticano e aplicadas pelo bispo diocesano ou autoridade religiosa competente. Essas medidas devem ser tão claras como o são, por exemplo, para os crimes do aborto ou da eutanásia.

3º. Não camuflar o competente julgamento civil. Os nomes não podem ser ocultados.

4º. Apesar de se tratar de pessoas com um comportamento desviante onde, nalguns casos, será aconselhado tratamento psiquiátrico, penso que uma esmerada selecção dos candidatos a padres, com a participação de psicólogos, poderia ajudar a evitar muitos desses desvios.
Bento XVI fez ontem, dia 16, um apelo “a uma maior preparação humana, espiritual, académica e pastoral, seja dos candidatos ao sacerdócio e à vida religiosa, seja para os que já foram ordenados ou já professaram”.

5º. Acabar com a lei do celibato obrigatório. Para além de desumana, é infundamentada sob o ponto de vista teológico. Sabemos que, só por si, esta medida não resolveria o problema da pedofilia. Mas talvez ajudasse, nalguns casos, a evitar esse crime e outras situações igualmente embaraçosas para os cristãos que assistem impávidos e escandalizados e este triste panorama.

Quando isso acontecer, talvez os jornais comecem a falar mais das pessoas que, seguindo fielmente os passos de Jesus, consomem a sua vida em favor dos outros. 
Nesse dia, talvez a Igreja de Jesus tenha um rosto mais humano e, por consequência, mais credível e apetecível.



Comentários

Ainda não existem comentários!
.: Valide os dados assinalados : mal formatados ou vazios.

Nome: *
E-mail: * Localidade: *
Comentário:
Enviar

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Ver todas voltar
Copyright © Associação dos Antigos Alunos Redentoristas
Powered by Neweb Concept
Visitante nº