2015-04-18
manuel vieira - esposende
Hoje acordei cedo para um sábado chuvoso com nesgas de sol. Não foi o que encomendei mas foi o que me entregaram.
“Tenho de informar os colegas que o Encontro de Leiria marcado para 1 e 2 do próximo mês não se vai realizar por falta de quórum” depois do Assis me ter informado que no limite da data das reservas só tinha 21 adesões, o que equivaleria a um máximo de 10 colegas, tendo em conta as esposas e um casal de amigos. E cá estou a informar ...
Curiosamente para mim seria um número conveniente para melhor convivermos pois os grandes grupos não têm a mesma eficácia relacional. Mas fica muito mais cara a logística e não é abrangente em dimensão.
“A data coincide com outro compromisso”, “temos férias marcadas logo a seguir”, já conheço a região” , “ não me convém nesta altura pois tenho outras despesas”, “estou bastante condicionado por razões de saúde”, “não é a melhor altura”, “Fátima não me diz nada”, “Ainda vou ver”, “Desculpa lá mas estes encontros não me dizem nada”, enfim tudo razões que a razão conhece.
Lembro que em 2013 tivemos o Encontro do Douro percorrendo as linhas de água de Miguel Torga, minuciosamente preparado, magnífico em todas vertentes e que teve a presença de pouco mais de 3 dezenas de aderentes, embora com desistências de última hora com algum desespero no grupo organizador. E tivemos Torga lido pelo Bernardino Henriques junto ao mosto numa Quinta produtora de bons néctares, estivemos com Torga na sua aldeia e no seu espaço ainda a inaugurar, estivemos no santuário de Lamego, digerimos a boa gastronomia de Sabrosa e as paisagens deslumbrantes do Douro.
O ano passado o nosso Encontro na Quinta da Barrosa, debaixo de algum arvoredo ainda jovem, juntou cerca de 60 pessoas. Também a viagem a Beja esteve bastante participada, mas inicialmente com muito pouca adesão, reduzindo, por momentos, algum entusiasmo ao Alexandre. Mas correu bem.
As coisas ainda “bolem”, penso eu, quando remamos todos para o mesmo lado, concluo eu.
Entretanto já se prepara a favada na “aldeia” do Assis e em breve vai ser marcada a data, dando azo aos pequenos encontros, defendidos em boas conversas por indefetíveis da convivência sã. Queremos lembrar também o Peinado e dar-lhe lugar reservado em mesa bem preenchida.
Vamos remando para a frente …