2016-04-08
Jose de Castro - Penafiel
Notas Soltas sobre "A Palmeira"
Antes de mais, obrigado a todos os que de alguma forma contribuiram para que me tenha chegado a casa.
Agora sim comentando as várias páginas que li (e desta vez foram todas), digo:
1 - AS BULAS que o Gaudêncio foi comprar pagas com dez tostões mas com direito a cinco tostões de volta muito suados. Como todas as delícias esta também se comprava para garantir uma boa Páscoa. Uma história deliciosa.
2 - O Martins Ribeiro abrindo seu vasto historial mostrou-nos o que fazer para assegurar a eterna juventude. Gostei em particular desta frase "Sabes que não sou ninguém nem pretendo ser. Só quero a amizade daqueles que ma dão generosamente." Um hino à humildade de que só os grandes são capazes. Um hino à amizade, valor maior a preservar. BONITO!
3 - O Nosso Ismael Vigário também nos brindou com um belo texto sobre a sua aldeia de que destaco estas palavras: "O largo da minha aldeia era mais bonito que o Forum Romanum". Certamente assim se manterá para sempre porque é uma foto que o tempo não apagará.
4 - Do Fernando Rosinha, entre os temas abordados destaco todo o texto sob o título "O Vulcão Francês". Para ler e meditar.
5 - Do Manuel Rodrigues e da santa sem nome que não morreu na gaveta fica a carta que vinda de dentro deixou escrita a sua mãe e partilhou connosco. Somos mesmo especiais!
6 - Do Alexandre e da sua Helena rebelde ficou-me uma frase; "O afecto cede o lugar à cortesia e às vezes à boa educação". Há quanto tempo não dizes a quem ao seu jeito e dando o seu melhor ainda te ama: "AMO-TE!"...
7 - O Luis Gerreiro será sempre um guerreiro do pensamento. Professor no sec. XX e professor continuará para sempre no sec. XXI. Amado por todos os que o conhecem em particular pelos que beberam seus ensinamentos, continua a partilhar por esta via também para os que não o tendo tido como professor o têm como professor. Obrigado.
8 - Caro Sampaio Gomes: CAMPEÃO DA CULPA por esfolar umas rãs ou arrancar umas pernas aos "saltões" como eu ainda gosto de dizer? E prender um gato e matá-lo à pedrada de fisga? Deu mesmo muito trabalho mas lá acabou por deixar de bulir...
9 - As tias do Aventino são deliciosas como as minhas tias. "Agarravam-me a cabeça, puxando para baixo e com a boca a saber a caldo verde, a tronchudas ou a frango de cabidela, besuntavam-me as faces com um chocho a ouvir-se bem, com o som de doçura e felicidade." ATÉ ME CRECEU ÁGUA NA BOCA!
10 - O Jerónimo Lopes e o Guedes Oliveira têm que ser comentados em conjunto. São sem dúvida nenhuma os Conselheiros que faltam a estes desvairados desgovernos que nos querem governar.
11 - Meu caro Vieira: Sempre embrenhado nas novas tecnologias de comunicação para que nenhuma ovelha deste rebanho se possa queixar que nao sabe os caminhos para chegar ao Norte. Sempre a estender o teu abraço de Presidente a esta Associação que agradece e como se vê está viva!
12 - Por último mas nunca será o último um abraço para o Arsénio obreiro incansável que na hora certa sempre aparece quer seja para apagar fogueiras quer para cantar um poema à PALMEIRA defunta a caminho da fogueira.
13 - Ao Nabais e aos demais que estando na penumbra sempre brilham, a TODOS UM GRANDE ABRAÇO.
Continuemos. Eu prometo que como o saudoso Peinado VOLTAREI!