2016-06-16
José de Castro - Penafiel
A Palavra do Senhor
Meus caros amigos. Estou ainda em choque não sabendo porém se pela minha ignorância ou se de facto o que ouvi na igreja do Foco desta cidade do Porto não ser susceptível de outras interpretações que não a minha. Certamente porém outros ouviram as mesmas palavras por esse mundo fora nesse mesmo dia 14 de Junho de 2016.
Queiram por favor ajudar a que se faça luz nesta mente obscura com o vosso comentário. É um favor que peço!
Logo eu que como nunca escondi frequento pouco as missas dos dias comuns... porém participo activamente nas poucas a que sou chamado em momentos solenes (mais os de dor do que de festa).
Pois o facto é que na passada terça feira quis o destino que eu participasse numa missa de sétimo dia pela morte de um Amigo.
Não é comum estar com a atenção que é devida ao ponto de interiorizar cada palavra da Primeira Leitura. Mas o caso não foi para menos. Mal começou a dita Leitura a minha atenção não se desviou mais um milímetro até ao seu final. Era a Palavra do Senhor e dizia assim:
Leitura do Primeiro Livro dos Reis.
Então a palavra do Senhor foi dirigida a Elias, o tesbita:
"Vai; desce ao encontro de Acab, rei de Israel, que mora em Samaria, ei-lo que desce a tomar posse da vinha de Nabot.
Dir-lhe-ás: 'Isto diz o Senhor: Mataste, e agora usurpas!' - E ajuntarás: 'Eis o que diz o Senhor: No mesmo lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabot, lamberão também o teu'".
Acab exclamou: "Encontraste-me de novo, ó meu inimigo?" "Sim!", respondeu Elias. "Porque te vendeste para fazer mal aos olhos do Senhor.
Farei cair o mal sobre ti, varrer-te-ei, extreminarei da família de Acab em Israel todo varão, seja escravo ou livre.
Farei de tua casa o que fiz da de Jeroboão, filho de Nabat, a da de Baasa, filho de Aías, porque me provocaste à ira e arrastaste Israel ao pecado.
E eis agora o que diz o Senhor contra Jezabel: Os cães devorarão Jezabel na terra de Jesrael.
Todo o membro da família de Acab que morrer na cidade será devorado pelos cães, e o que morrer no campo será comido pelas aves do céu.
Com efeito, não houve ninguém que praticasse tanto mal aos olhos do Senhor como Acab, excitado como era por sua mulher Jezabel.
Levou a abominação ao extremo, seguindo os ídolos dos amorreus, que o Senhor tinha expulsado de diante dos Israelitas"
Ouvindo estas palavras, Acab rasgou as vestes, cobriu-se com um saco e jejuou; dormia envolto no saco e andava a passos lentos.
Então a Palavra do Senhor foi dirigida a Elias, o tesbita, nestes termos:
"Viste como Acab se humilhou diante de mim? Pois que ele assim procedeu, não mandarei o castigo durante a sua vida, mas nos dias de seu filho farei vir a catástrofe sobre a sua casa".
Palavra do Senhor.