2009-12-14
Arsénio Pires - Porto
Caro amigo José Rodrigues:
Excelente post o teu! Fico grato pelos is e pontos que magistralmente usaste no teu texto.
Carregaste ainda mais nas tintas que sempre utilizámos na Palmeira, ainda mesmo quando ela era produzida a preto e branco.
Desde o nº0, foi sempre nosso princípio ser a Palmeira um espaço onde todas as letras da nossa sigla coubessem: Antigos Alunos que frequentaram o Seminário Redentorista: Antigos Alunos Redentoristas. Aliás, a Palmeira surgiu do borralho da grande fogueira que muitos pioneiros atearam cada qual com as suas achas: uns carregavam mais no "Antigos Alunos" querendo esquecer o facto de termos sido Redentoristas; outros puxavam as tintas para o facto de termos sido Redentoristas (de sermos redentoristas... alguns diziam) querendo implantar uma espécie de "redentorismo" ou, talvez, uma espécie "Ordem Terceira Redentorista". Imperou o bom senso: no meio está a virtude! A Associação tem que ser um espaço de liberdade, um espaço de compreensão e tolerância onde caibam TODOS, sejam quais forem as suas crenças religiosas ou políticas, ou seja qual a sua disponibilidade para colaborar com a Congregação a quem todos devemos muito e que sempre nos recebe com carinho.
A Palmeira germinou e cresceu com o adubo deste espírito.
É por isso que nunca recusámos publicar todos os textos e opiniões que nos vão chegando (infelizmente, muito poucos!).
Em relação à Carta do Álvaro Gomes dirigida a mim, publiquei-a também com todo o gosto não porque ele o exigisse (disse-me: "se achares que a deves publicar...")mas porque era meu dever uma vez que alguém, pela primeira vez entrou em franco e salutar diálogo tendo por base um artigo meu. Consumou-se, pela primeira vez, a publicação duma opinião solidamente fundamentada em argumentos vários, opinião que por ser diferente da minha a quem a Carta foi dirigia, me mereceu também resposta. E isto é salutar. Isto é pluralismo. Isto é respeito pela diferença.
É, sobretudo, aquele espírito de que tu falas neste teu post e que poderíamos sintetizar:
- Falem! Estejam presentes! Escrevam! Ataquem! Aplaudam! Critiquem! HÁ LUGAR PARA TODOS!
Obrigado, Zé Rodrigues pela tua excelente intervenção que veio a pôr os pontos nos necessários is.
Um abraço amigo.