fale connosco


2011-01-04

António Gaudêncio - Lisboa

Aqui há dias aconselhava eu a leitura de um livro bastante recente com o título : Vaticano Sa.

Não vi ( e confesso que também a não esperava ) qualquer reacção.

Mas eu volto agora ao assunto para que alguém comente o recentíssimo decreto papal a falar  sobre a LAVAGEM DE DINHEIRO e outras ( mais que duvidosas ) operações financeiras, feitas pelo IOR ( Banco do Vaticano ).

 Há uns anos atrás foi enorme o escandâlo que envolveu o Banco do Vaticano, o Banco Ambrosiano e a Loja Maçónica P 2. E quem acompanhou o assunto deve lembrar-se ainda das consequências do mesmo. ( Alguém se lembra do célebre cardeal Marcinski e das vigarices dele enquanto dirigiu o Banco do Vaticano? Esta criatura morreu, em Chicago,  há dois ou três anos e deixou toda a sua fortuna a um filho ( obviamente ) ilegítimo. Quem se lembra que o Presidente do Banco Ambrosiano apareceu enforcado debaixo de uma ponte? )

Trago toda esta conversa aqui ao nosso site porque confesso que fiquei impressionado com o decreto papal : imaginem o que por lá não irá para o Papa trazer a público estes assuntos que a Igreja costuma tratar com muita, muita muita discrição, longe das nossas vistas ou cogitações.  

2011-01-04

Arsénio Pires - Porto

Meu caro JMarques:

Obrigado pela tua resposta, e intevenção do "Pontos de Vista".

Agora sou eu que vai de viagem. Estou de malas na mão em direcção aos mouros onde permanecerei até sábado numa acção de trabalho.

Prometo comentar, aprofundar e até responder à tua intervenção. Mas só depois de regressar.

Se, entretanto, alguém quiser intervir... seria muito bom.

A falar é que e gente se entende.

Um abraço.

2011-01-04

JMarques - penafiel

O colega Arsénio entendeu filosofar sobre a fé, ora virando o malhão, ora malhando no vira, e o tema não é fácil para quem não tem hábitos nesta peleja e a perceção sobre a sua formação e prática nestas temáticas mostram que aprofunda e medita em exercícios que não são vulgares num transmontano.Nos Pontos de Vista deixei lá um pouco da minha fé mas como dizia S.Paulo “a fé é escândalo para a razão” e quando assim é ela não terá discussão e apenas se pedirá que a respeitem.A dele e a minha.Mas pôr em causa também alegra o espírito.

2011-01-02

Arsénio Pires - Porto

Caro JMarques:

Eu sabia que tinhas ido de viagem!

Abriguei-me ao calor do Solstício de Inverno, sim, porque esperava resposta tua ao desafio que te lancei.

Agora que ela veio, aí vai a minha intervenção.

Vai ao "Pontos de Vista"! Espero que não te cales!

E, os outros, também!

2011-01-02

JMarques - Penafiel

Depois de alguns dias de ausência verifiquei que o colega Arsénio me intimou a um debate sobre a fé mas depressa se agarrou ao solstício de Inverno, talvez pelo calor que proporcionou.
O colega Gaudêncio prontificou-se logo a trazer para a mesa a obra de Pepe Rodriguez, que eu já conhecia e que polemiza à partida qualquer abordagem a Igreja,a tal que desde o nascimento nos pretenderam prender com a marca do baptismo não consciente e uma série de verdades presumivelmente indiscutíveis.
É uma obra que merece leitura e em qualquer confissão religiosa ou política vale sempre passar pela nossa mente a antítese, pois não condiciona a mente, desde que ela seja livre e imperturbável.
Curiosamente Pepe Rodríguez mostra-nos nesta obra as entranhas da Igreja Católica, de que modo, com o passar do tempo, interpretaram mal as sagradas escrituras em benefício e lucro de uma instituição que longe de divulgar fielmente os ensinamentos de Jesus, os perverteu para encher as suas arcas.
É uma obra muito contestada como são todas aquelas que procuram mostrar e demonstrar o percurso com altos e baixos de uma instituição com largo poder através do dinheiro.
Por vezes sentimos que é bater no molhado e nem mesmo o Wikileaks com todo o seu pragmatismo recente conseguirá abrir uma ligeira brecha.Nas notícias deste site li uma referência a colegas do meu tempo e também eu recordo a imagem da última ceia no refeitório.

 

Quer partilhar alguma informação connosco? Este é o seu espaço...
Deixe-nos aqui a sua mensagem e ela será publicada!

.: Valide os dados assinalados : mal formatados ou vazios.

Nome: *
E-mail: * Localidade: *
Comentário:
Enviar

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Copyright © Associação dos Antigos Alunos Redentoristas
Powered by Neweb Concept
Visitante nº