fale connosco


2011-05-01

manuel vieira - esposende

Essa do fueiro nos Arcos e em Dia de Pascoela nessa Vila cheira-me mais a "foda de Monção" e essa sabe bem no anverso das costas.

O Ribeiro estará hoje em Festa Pascal pois por lá parece que corre este ano no Domingo de Pascoela.

Mas hoje é também dia da Mãe, aquela palavra pequena que é também do tamanho da do Céu.

Porque ninguém nasceu da penumbra do fumo e a mãe é o rosto forte da natividade que nos fez gente, a minha lembrança vai hoje para Ela, enfim, como o faço ainda em muitos dias da minha vida. Sobretudo nos momentos difíceis lembramos o seu nome, até soletramos as suas letras...

Também os silêncios fazem parte da nossa vida, apesar de ser eterno no seu pós, mas podemos descodificá-los ao perceber que nós também os fabricamos.

Mas cá estamos a encará-los como a outra face da presença activa. É apenas a moeda da vida...

2011-05-01

A. Martins Ribeiro - Terras de Valdevez

Arsénio: 

os “jovens” não falam e se os jovens não falam, hão-de falar os velhos. Por isso aqui estou eu a dizer-te que não vale a pena arranjares traumatismos porque, conforme se diz, não se deve gastar cera quando o defunto é ruim. 

E que poderei dizer eu? Ora tanta coisa e nada: que a Páscoa já lá vai. Festividade tipicamente nortenha e mesmo minhota mas cuja tradição  anda pelas ruas da amargura e também já pouco diz. Pouco resta, na verdade, daquele esplendor do meu tempo. Contudo, o culto e as usanças da barriguinha essas vão-se mantendo quase inalteráveis. Bom cabrito, boas roscas, os doces papudos, os folares e as boas pingas. Ao menos isso, digo eu. 

É-me grato constatar que o nosso passeio do próximo mês se está a ajeitar e é bom que assim seja pois são estes eventos que vão mantendo a vitalidade da nossa Associação. Já me vou preparando e só se algo surgir de anormal é que deixarei de comparecer. 

Eu por aqui vou andando, por estas lindas terras de Valdevez e, como já muitos de vós sabeis onde isto fica, podereis aparecer quando quiserdes que alguma coisa se há-de arranjar, quando mais não seja e se preciso for, um fueiro pelos costados abaixo para castigo dos que se vão calando neste espaço. 

Abraços!

2011-04-30

Arsénio Pires - Porto

Jovens:

Não há dúvida!

Sempre que eu escrevo qualquer m. . . a,

faz-se um silêncio do c . . . . o!

Carago! Começo a ficar traumatizado! (Ah! Não! Outra vez os traumatismos?!)

Vou-me calar por uns tempos!

2011-04-27

Arsénio Pires - Porto

Jovens:

Neste tempo de silêncio aqui, neste nosso portal, apetece ciciar:

O caminho de cada um de nós para a Verdade é um caminho solitário, embora possamos encontrar outros peregrinos durante a viagem. Mas, a decisão de caminhar é só nossa.


Sabemos que a Verdade não se encontra à venda em nenhuma montra. Já Pilatos perguntou a Jesus o que era a Verdade, mas Jesus calou-se. Quereria Jesus dizer que a Verdade é o silêncio?


Onde está o silêncio nos nossos dias? Percorramos a cidade à procura dum só pequeno espaço onde ele habite! Liguemos o rádio ou a televisão para ver se o ouvimos ou vemos!

Para onde foi o silêncio?
E, no entanto, é daí que viemos. É para aí que havemos de ir.

Entre o vir e o ir nos encontramos. E é aqui, perante a evidência do Ser em ebulição e evolução, que nos encontramos. E é aqui, no silêncio, que teremos de decidir:

Absurdo ou Mistério.

O resto é erva do campo: de manhã nasce e à tarde seca.

O Grande Encontro está próximo!

2011-04-23

MANUEL VIEIRA - esposende

Estamos na Páscoa e de uma forma ou outra todos lhe dão significado, mais não seja pelo gozo do feriado e da tolerância de ponto que lhe estão associados.

A Igreja procura movimentar os seus fiéis e o comércio não prescinde da dinâmica consumista da época. A doçura tem larga tradição à mesa, para além do cabrito no forno e do arroz dos ditos e em muitos lugares as casas são pintadas por dentro e por fora para receber o Compasso.

E como me transmite ar de festa, quero remeter aos meus estimados amigos que por aqui passam, os votos de festejos pascais com muita alegria, sabores requintados  e bons folares.

Quer partilhar alguma informação connosco? Este é o seu espaço...
Deixe-nos aqui a sua mensagem e ela será publicada!

.: Valide os dados assinalados : mal formatados ou vazios.

Nome: *
E-mail: * Localidade: *
Comentário:
Enviar

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Copyright © Associação dos Antigos Alunos Redentoristas
Powered by Neweb Concept
Visitante nº