fale connosco


2012-09-21

Peinado torres - Porto

Bom dia companheiros Ainda o GRANDE ENCONTRO de 2012 Estive-lá no sábado à tarde, para assitir à palestra do amigo FREITAS ESCALEIRA, para reviver companheiros e conviver com eles, fez-me bem e senti aquilo que nós temos de bom que se chama solideriedade. Tenho que dar os meus parabens, a quem teve a feliz ideia de convidar o FREITAS ESCALEIRA. Da vez anterior que estive com ele foi na célebre FAVADA no paraíso de Orbacem, isto é na casa do FREI ASSIS. Já aqui o disse na devida altura foi um dia riquissimo, quer pelo almoço quer pelos presentes, e por tudo que se falou e o ESCALEIRA foi um dos marcou uma excelente presença. Apesar da idade que já tenho, ainda tenho interese de ouvir as pessoas e sobretudo a sua explanação simples e bem orientada, deu-nos a conhecer as suas origens e toda a carreira profissional e o seu gosto pela literatura, poesia e música. Senti-me muito orgulhoso quando evocou o noma do meu PAI pela influência que teve na sua iniciação musical, e mais feliz fiquei quando ouvi música instrumental de XILIFONE, ogrigado FREITAS. Quanto às presenças no GRANDE ENCONTRO, o convivio estava animado, mas muito poucos presentes. A organização tem de ter em atenção as motivações dos associados, e todos nós sabemos que muitos dos nossos companheiros não vão, por muitos e vários motivos sem ser os económicos. Não é preciso ir frequentar um curso a Coimbra para tirar conclusões. Vasta ver quantos fomos a Messines, o ano passado quantos foram às Beiras e rtc. Além de problemas que cada um teve com a saída do SEMINÁRIO, sente~se um distânciamento e frieza de quem lá está, honra seja feita ao REVº Padre FAUSTINO que nos tem acompanhado, mas é muito pouco, talvez seja por não merecermos mais., è de pensar que os GRANDES ENCONTROS na casa mãe deveriam ser organizados de 10 em 10 anos. Para finalizar a assembleia embora reduzida votou bem, votou na continuidade de quem com o seu espírito consensualista tem agregado muita gente PARABENS MANUEL VIEIRA E EQUIPA Por hoje já chega VOLTAREI, mesmo qur não gostem do que escrevo.
2012-09-20

manuel vieira - esposende

"É preciso acreditar", "Cantiga para quem sonha" e muitas outras cancões de Coimbra eternizam-se na voz do Dr. Luís Goes que estes dias desapareceu tornando triste o Mondego.

Apesar dos tempos estivais já vai cheirando a Outono, percebendo-se alguma melancolia no mapa dos escritos nesta folha de conversas.

Provavelmente ainda não se esgotaram os espaços de férias e temos de esperar pelos frios esguios para sentir o alento dos calores da escrita.Claro que esperava mais comentários com alusão a temas  do Encontro mas também percebo que alguns deles se esgotaram no portão corrediço da Quinta.

Mas vale falar da "Foda de Monção" onde o arrozinho de forno com toque amarelento do açafrão absorve os aromas de um cabritinho mamão das serranias do Norte e se serve com o bom Alvarinho ou o tinto verde da casta vinhão de proveniência acertada das quintas entre os Arcos e Ponte da Barca.

Não sei se estes temas atiçam a exegese gastronómica de algumas bocas sábias e santas da nossa "Confraria", mas começam a ser horas de estonar calçadas e vielas tripeiras que outrora o Aventino sugeriu para umas frescas manhãs de sábado, em roteiro de poesia e amesendação.

Deixo à sábia inspiração de alguns colegas... 

2012-09-20

Ismael Malhadas Vigário - Braga

Braga, 20 de Setembro de 2012

 

(Depois de ler o post do Aventino Em fale connosco)

 

Corre o sangue para aquele rio

águas em  pulsar ininterrupto

alimento que me segura aqui,

não de eternidade

esta vida  é de agora

e de fruição existencial.

            

Transpor este portal

é de fel e compunge os amigos.

Que quer dizer a morte

se a vida é uma imagem fugidia

em que mal nos deleitamos,

segredo que nos é vedado

de sermos humanos a existir.

Somos desterrados de Ti

e a Tua memória

lembra-nos em cada lugar.

Deixa-nos às vezes ser Tu

e mostra-Te um pouco de nós.

Queria compreender-me em Ti

Numa palavra antiga e nova.

Afastar nuvens

enigmas

do correr destes dias.

Somos apenas humanos

e tristes a existir

e a memória de querer ver-Te.

dessa cruz que foi Tua

E é todos dias nossa.

 

Vem

Traz-nos a Tua bênção

Neste dia de imploração.

 

Vem

Abraça-nos no teu manto diáfano

e num ninho mais que humano.

 

Ismael Malhadas Vigário

2012-09-19

Aventino - PORTO

Morreu LUIS GOES

Do meu silêncio e da minha dor partilho convosco a voz desse maravilhoso cantor da canção de Coimbra e a sua poesia:

"Coube-te a vida em sorte

homem mortal e é seguro.

que é vida a própria morte

quando se crê no futuro"

2012-09-12

Francisco Cabral de Sousa - ESTORIL

Fiquei deveras emocionado com e como tudo se passou no Encontro Nacional da AAAR. Foi muito gratificante ver como partilhamos as nossas ideias e a maneira como eram apresentadas. Foi a primeira vez que estive presente. Quero enviar um abraço de gratidão ao Arsénio, pela tempo que lhe roubei na reserva da minha estadia. Relembrei factos que julgava esquecidos. Foi muito bom conversar com o Freitas e dar aqule abraço ao Peinado, ao Padre Faustino, ao Nabais,ao Padre Silvério e a outros colegas. Obrigado à organização pelo alto nível do nosso Encontro.

Quer partilhar alguma informação connosco? Este é o seu espaço...
Deixe-nos aqui a sua mensagem e ela será publicada!

.: Valide os dados assinalados : mal formatados ou vazios.

Nome: *
E-mail: * Localidade: *
Comentário:
Enviar

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Copyright © Associação dos Antigos Alunos Redentoristas
Powered by Neweb Concept
Visitante nº