2013-06-14
Arsénio Pires - Porto
Quebrando então o “o tom um pouco mórbido” (bem apontado pelo Gaudêncio) que o recente falecimento do meu irmão inspirou e me fez produzir aquela espécie de soneto (catarse?), vamos ao tema do lobby gay.
1. Pelo que tenho lido, aquela afirmação tem sido erradamente atribuída o Papa Francisco como se ele a tivesse dito em público e em ambiente de comunicação ao mundo.
Já houve um desmentido do Vaticano a este respeito.
De facto, ele deu uma audiência a umas quantas pessoas e alguém desse grupo disse que o Papa disse… Entra-se aqui no diz que disse.
Pessoalmente não duvido que há, no Vaticano, particularmente na Cúria, matéria da grossa a precisar de vassourada.
2. Já há muito que se sabe que o IOR (Banco do Vaticano) tem sido muito influenciado (dominado?), mais do que por um lobby gay, por um lobby mafioso onde o dinheiro que lá tem sido posto a render tem proveniências muito pouco “santas”! Parece-me que dos gays não vem tanto perigo quanto dos ventos da Sicília!
3. Já sabemos desde o 1º mês do seu papado que o Papa Francisco quer fazer uma profunda reforma na Cúria Romana e, por inerência, no IOR. Sabemos que o Papa Francisco, sabiamente escolheu oito cardeais (cinco deles papáveis no último conclave…) que vêm da Itália, do Chile, da Índia, da Alemanha, da República Democrática do Congo, dos Estados Unidos, da Austrália e das Honduras. A primeira reunião formal deste grupo está prevista para inícios de Outubro.
Portanto, esperemos para ver. Mas espero que vejamos muito daquilo que desejamos ver.