fale connosco


2013-03-17

ANTONIO GAUDÊNCIO - LISBOA

Nos últimos dias temos assistido a uma abundância de entradas no site que me parece de assinalar e de louvar.

Para além do tráfico normal apareceu, às tantas, um companheiro a espreitar à porta da AAAR ( Lamas ) e que, depois, teve a coragem de meter a cabeça toda e assim ficámos a conhecer mais um ex-recluso que também deve ter subido e descido a Rua das Devesas como quase todos nós. Benvindo,  companheiro Lamas, e, para além de outras coisas, espero que tragas mais um pouco de " loucura " a esta Associação pois todos não seremos demais para esgotar e secar as adegas do reino. Nós já não nos chegámos a conhecer porque, em julho de 1961, num magnífico dia de verão, precisamente na Estação das Devesas meteram-me num combóio mal cheiroso e pachorrento e despacharam-me para Nava del Rey. Como só entraste em 1962 só, eventualmente, poderás ter ouvido falar de uns quantos " índios" que por aqui aparecem agora a escrever. Mas não te assustes, eles não mordem até porque a maior parte já só usa placa. Mas chega de brincadeira !!!!!!

Outra coisa que me apraz registar, e com agrado, é a pujança que o nosso muito estimado Peinado ( perdão para a rima ) tem demonstrado nos últimos dias. Entrou uma, entrou duas, entrou três vezes sempre com o seu jeito peculiar de dizer, divertido, correcto e sempre oportuno. E é sobre o seu último "post" ( mas aonde é que eu já vi este palavrão ? ) que eu também quero fazer um breve considerando.

Já aqui o disse, mas não me importo de repetir, que foi por obra e graça desse Papa polaco que eu me afastei da Igreja. E também o disse, há mui pouco tempo, que a eleição do novo Papa não me preocupava sobremaneira pois aquilo era coisa para baralhar e dar de novo. 

Todavia, face ao homem a quem o Divino Espírito escolheu para Papa, eu, tal como o nosso amigo Peinado, considero-me satisfeito com a escolha de um sujeito que, pelo menos de entrada, aparenta vir com boas intenções e com visões e conceitos novos. Aguardemos pelos próximos capítulos e tenhamos a esperança de que não lhe aconteça o mesmo que sucedeu ao Papa João Paulo I, que Deus tem.....

Depois da resignação de Bento XVI, escrevi o que,  na altura, me pareceu estar subjacente à mesma. Não retiro nada ao que disse então e não tenhamos ilusões os tais lóbis, que referi, continuam intactos naquela Santíssima Cúria. Conseguirá este Papa fazer-lhe  uma "chicuelina " ? Oxalá!!!!!!

E a propósito do Papa venho perguntar-vos se repararam na imprensa de ontem, ou de anteontem, que ao transcrever uma afirmação do novo Papa o faziam de forma a deixar um cristão logo com algumas dúvidas : «Quero uma Igreja pobre para os pobres»  «Quero uma Igreja pobre para pobres » « Quero uma Igreja pobre e para os pobres »  

Como as diferentes formas podem ser interpretadas de maneira diversa, fui à procura da frase original e o que o Papa disse foi: « Quero uma Igreja pobre e (e) para os pobres».Se ele conseguir dar alguns passos nessa direcção prometo reconsiderar algumas das minhas posições. Até  lá aguardemos.

Perdoa lá meu caro Peinado este plágio descarado mas Voltarei ( só não sei quando ).        

2013-03-17

António Manuel Rodriguwes - Coimbra

Prà CONFRARIA AMIGOS DO ESGOTA (PIPAS)

Passeando eu e mina curiosodade por estes sítios, topei-me com esta filantrópica e altruísta confraria (a redundância soa-me bem e é intencional).

Com que então, para fazer parte dela, além da apetência e conhecimento de... ainda se exige a capacidade de ingerir um mínimo de duas ou três garrafas de O.75l!

Já conheci alguns bem mal afamados mas muito mais moderados. Eu já fugi dessa mui nobre confraria mas peço-vos que me aceiteis e mantenhais como amigo. Como prova de apoio e admiração, sinceramente desejo que continueis rijos e saudáveis bebedores (apreciadores queria eu dizer) por muitos e longos anos.

Ao Meira em particular, mesmo que ele não se lembre da minha pessoa, felicito-o pela sua aprimorada produção vinícola. Só para que conste, nos verdes prefiro os brancos alourados mas o tinto também escorrega e, perante o preço proibitivo de um Alvarinho da Brejoeira, de vez em quando sabe-me bem um Muralhas de Monção, terra onde vivi ano e meio nos idos de 1976/77.

(Sou um ex-recluso do ano de 1959 mas, afectivamente, transporto comigo os muros vetustos da nossa quinta e as parede acolhedoras do nosso Seminário).

2013-03-17

Francisco Cabral de Sousa - Estoril

Boa tarde, Companheiros e Amigos, Dirijo-me, em particular, ao Peinado a quem agradeço a informação sobre os passos a dar para ser membro, de pleno direito, da Confraria dos Amigos do Esgota (PIPAS). O apadrinhar um Delegação em Porto de Ovelha e não na minha cidade (?) Mareco, é porque as minhas cidades (?) passaram a ser Estoril e Porto de Ovelha, onde tenho casa e bom vinho. No Estoril tento satisfazer os compromissos assumidos até 2014 (Assembleia de Freguesia, Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários dos Estoris, Presidência do Clube Desportivo da Costa do Estoril). Porto de Ovelha, a dois passos de Espanha é um lugar especial e convidativo para visitar as aldeias históricas das Beiras. Um grande abraço e muitas amêndoas.
2013-03-17

António Peinado Torres - Porto

 Olá ,um santo dia para todos.

 Parabéns FREI FRANCISCO DE ASSIS de Folgosa- Maia ( portugal ) com mosteiro em ORBACRM.

 Permita-me que o trate por XICO ASSIS, é mais simples e mais familiarizante para os mais pobres.

Parece que felizmente vamos ter um PAPA, desprovido de ornamentos e riquezas conforme reclamavas em vários desabafos, oxalá que assim seja, gostaria muito de ainda ver a IGREJA CATÓLICA ao serviço dos bens espirituais e ao lado dos desfavorecidos, quer monetários , quer de espirito.

 Acho que é muito cedo para acreditar seja no que for, pois o homem acaba de chegar da Argentina, e os Principes da Igreja que formam a Cúria Romana, e que sobre todos os aspectos dominam a MULTINACIONAL IGREJA ainda não tiveram tempo de o AMORDAÇAR, vou esperar para ver, pois também quero voltar a ter FÈ E ESPERANÇA.

Deves estar feliz  XICO ASSIS e eu apesar de estar um pouco caustico, também quero partilhar da tua ALEGRIA e certamente estarão connosco os nossos companheiros,

 Renovo os meus parabéns Voltarei Peinado

2013-03-16

antónio Peinado Torres - Porto

Boa tarde companheiros Como todos os meus amigos e companheiros sabem eu não viro a cara a confrontos, amigo José Lamas, além de termos frequentado a casa de RECLUSÃO DA BARROSA, não fomos contenporâneos, mas conhecemo-nos muito bem, lembras-te de quando estiveste em Pinheiro da Cruz e depois em Custoias ? onde partilhamos a mesma CELA, o meu apelido era o D. Pipas e o teu já não me lemdro. Como sou SAPATEIRO folgo às 2ªs Feiras e portanto também estou livre para beber uns copos e palrar um pouco. Como te deves lembrar na casa de reclusão da Barrosa nunca se podia andar a dois, por causa das amizades particulares, diziam eles, temos que continuar a cumprir as regras, sempre que seja do nosso interese, daí comigo já somos 3, e vanha quem mais quizer. Voltarei Peinado

Quer partilhar alguma informação connosco? Este é o seu espaço...
Deixe-nos aqui a sua mensagem e ela será publicada!

.: Valide os dados assinalados : mal formatados ou vazios.

Nome: *
E-mail: * Localidade: *
Comentário:
Enviar

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Copyright © Associação dos Antigos Alunos Redentoristas
Powered by Neweb Concept
Visitante nº