2014-04-11
manuel vieira - esposende
rebus sic stantibus
Não vou comentar o ajuizamento gastronómico do Peinado pois a temática mais quente e fumegante veio do lado do nosso amigo Aventino, referenciando um princípio jurídico que atenta às obrigações contratuais, neste caso concreto porém, mais um compromisso desenvolvido durante a última Assembleia Geral em 2012 em Gaia e superiormente dirigida pela sua pessoa e secretariada por outro eminente causídico de nome Mário Lage.
De facto a ata referente a essa sessão ainda não foi votada pois isso deverá acontecer na sessão seguinte que ainda não ocorreu, mas a seu tempo merecerá aprovação.
Compete ao Secretário da Mesa a sua elaboração e ao Presidente da Mesa velar pelo seu cumprimento.
O Aventino tem razão quando relembra o que ficou assente na dita Assembleia. Ficou assente que se voltaria a Gaia de 2 em 2 anos, não se excluíndo a meu ver a possibilidade de uma alternativa em caso de consentimento generalizado, procurando desta forma preservar a autonomia da vontade do grupo.
Organizar um fim de semana em Gaia exige hoje mais criatividade do que acontecia há anos, até porque os cenários eventualmentemais curiosos já mereceram a nossa presença e procura-se em cada ano ultrapassar a excelência organizativa do último evento.
É verdade que os Grandes Encontros nacionais têm merecido grande empenho e exigência dos colegas que assumem a responsabilidade da sua organização e com grande êxito.
Apreciei muito o trabalho bem planificado do último Encontro em terras do Demo, e dou os parabéns ao Belmiro, ao Diamantino, também ao Castro e ao Gaudêncio.
O Belmiro e o Diamantino fizeram um bom trabalho, um otimo trabalho de equipa que beneficiou também da experiência profissional do Belmiro desenvolvida em tempos na sua velha fábrica das Loiças. Provavelmenteestes nossos colegas referenciados transpiraram bastante a subir serras, mas também as desceram e respiraram fundo por participarem daquela forma na Missão.
Faço um desafio a estes 2 nossos colegas para desenharem para este ano um Encontro que tenha uma tenda em Gaia e estou certo que não faltarão apoios para que o evento tenha o êxito dos demais. Eu estou ao dispor para colaborar e outros colegas do Norte, sobretudo, não enjeitarão contributos, esperando-se do Sul motivação e mais motivação.
Olhemos em frente porque o caminho se faz caminhando e temos muita capacidade para o alcançar…