fale connosco


2014-07-13

manuel vieira - esposende

 

Está já "afixado" o programa para o Encontro nacional 2014 em Gaia e podem lê-lo em "Notícias" ou "Agenda".

Vai ser um dia "vivido" na Quinta da Barrosa, vivendo e revivendo cenários e alguns "costumes" que pretendem também, ao que julgo, "exorcizar" memórias numa ambiência que energiza. 

Espero que o bom tempo contribua para um formato de almoço diferente e que reforce o convívio e inspire o bucolismo de alguns dos nossos poetas.

2014-07-09

manuel vieira - esposende

O nosso colega Luís Guerreiro faz hoje 85 anos e celebrou-os em família, na sua terra natal, lá para os lados de Vila Nova de Cerveira, em pleno Minho. Um abraço de parabéns. No próximo dia 17 já estará de regresso a Brasília.

O Encontro Nacional em Gaia já tem uma equipa operacional que se disponibilizou para a sua Organização e nos próximos dias vamos apresentar o programa que está previsto para o dia 20 de Setembro (sábado) na Quinta da Barrosa.

2014-07-08

José Manuel Lamas - Navarra - Braga

Meus amigos.

  O nosso amigo Martins Ribeiro, já vos deu nota do acontecido e foi quase tudo como ele diz . Digo quase porque quando o nosso amigo alega que o produto servido estaria estragado , no meu entender não é bem assim, pelo que aqui deixo o meu parecer .

 

 

                 Amigo não fique agastado

                 Que a pinga era de boa qualidade

                 O vinho não estava estragado

                 Só estava avançado na idade

 

 Aquele abraço

                      Zé Lamas

2014-07-07

A. Martins Ribeiro. - Terras de Valdevez

A PROMESSA

Quando se cumprem as promessas fica-se bem e com a consciência tranquila. 

E foi o caso que, estando hoje em minha casa a tentar combater aquela azucrinante e corrosiva rotina, eis que surge no meu telemóvel a versejante mensagem de um nosso companheiro:

Fugi da beira-mar

Que a coisa por lá está preta,

Aos Arcos vim parar

Na praia da Valeta.

Nem foi preciso adivinhar quem seria pois logo percebi que, a versejar daquela maneira, só podia ser o nosso amigo Lamas mais a Dª.Argentina que estavam mesmo ali em frente da minha casa. Foi uma grata surpresa, na verdade, dizendo que tinham fugido da Apúlia onde foram saborear umas gostosas sardinhas, corridos por desagradável ventania marítima e dando-lhes assim aso a que, dessa forma, pudessem cumprir o prometido de, em qualquer dia, (que chegou) me fazerem uma visita. Só que estas coisas das surpresas têm os seus inconvenientes porque, ás vezes, nos deixam ficar mal e a verdade é que fui apanhado um tanto desprevenido em matéria de provisões, pois não sou produtor de nada. Porém, lembrei-me de que tinha no frigorífico a tal oportuna e salvadora garrafa de alvarinho, fresquinha e chamativa, que logo me acalmou o nervoso miudinho do eminente fracasso. Mas, oh desgraça, se aparentemente me senti salvo foi apenas uma ilusão pois á pinga parece que lhe tinham dado as sezões de qualquer febre amarela. Mas enfim, ficará o desejo de que noutra altura a situação venha a melhorar substancialmente. No entanto, o que contou foi mesmo o grande prazer e a subida honra que esses amigos nos deram, gesto que de todo o coração agradecemos. E, claro, deu tempo de sobra para revivermos tempos passados, desde o recanto da Barrosa até ás desabrigadas  e extensas planuras da vida. Como não podia deixar de ser, vou terminar pagando-lhe, para já, na mesma moeda:

Foi uma grata partida

Que o Lamas me pregou:

Mas vai ser retribuída

Como assim se combinou.

2014-07-06

António Manuel Rodrigues - Coimbra

Caros confrades, não sei bem de que confraria mas esta palavra agrada-me por ter fratres na sua etimologia.

Distintos "ex-reclusos", expressão, ao princípio, estranha para mim mas afeiçoei-me a ela porque, se não todos, a maioria de nós reintegrou-se e reinseriu-se com vantagens pessoais. E, pelas afinidades e amizades criadas e permanecentes, essa prisão ou reclusão afirmou-se e enobreceu-se.

Agora, porque me anda cá uma espinhazinha atravessada na garganta, aturai-me lá algumas referências ao nosso encontro de Beja.

Acerca dele, o Peinado e o Arsénio já disseram quanto me agradaria ter eu dito, e o M. Ribeiro mostrou a maestria que eu lhe invejo, mas...

Amigos Vaz e Alexandre, passei um calor do caraças para a minha idade e moléstias precocemente acumuladas. Pela segunda vez seguida e consecutiva aconteceu-me isto: tive de pedir ajuda médica depois dos nossos encontros.

Dou notícia disto mas não me queixo, apenas quero que no livro de reclamações fique registado: se algum dia mais ameno for para os lados de Beja ou de Oliveira do Paraíso, acho-me no direito de incomodar e dispor, até onde for possível, da afabilidade destes amigos anfitriões.

Deixo no esquecimento formal, que não no afectivo, aqueles outros colaboradores indispensáveis mas habituados já a um segundo plano de especial relevância.

Apesar do que deixo dito, com a sinceridade e a intensidade permitidas e possíveis na minha idade de sessenta e sete anos, garanto-vos que o tempo dos nossos encontros me é tão leve e tão breve como o tempo psicológico do amor.

Se não houver impedimento maior, ver-nos-emos no próximo encontro de Gaia.

Apercebendo-me, cada vez mais, das diferenças substantivas que o nosso Seminário foi para cada um de nós em termos de presídio, para mim, aquele edifício, aqueles muros e as pessoas que lá encontrei permanecem como uma das referências preferidas na minha memória e afectividade.

Sugestão final:

E se com aquela arte, habilidade e sinceridade com que pela primeira vez enganámos as nossas esposas, lhe pedíssemos que organizassem elas um dos nossos próximos encontros com direito a fazerem-nos aquelas perguntas...

Desconhecemos tantos assuntos relacionados connosco, o que se passará com elas?

Uma surpresa, uma confusão, um sucesso?

Só o saberemos se esse encontro for realizado.

Valete, fratres.

Quer partilhar alguma informação connosco? Este é o seu espaço...
Deixe-nos aqui a sua mensagem e ela será publicada!

.: Valide os dados assinalados : mal formatados ou vazios.

Nome: *
E-mail: * Localidade: *
Comentário:
Enviar

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Copyright © Associação dos Antigos Alunos Redentoristas
Powered by Neweb Concept
Visitante nº