2014-10-08
Aventino - PORTO
DE QUE SOMOS FEITOS? DE VIRTUDES OU DE DEFEITOS?
Fala-se já de 2015. Fala-nos Manuel Vieira que alguém sugeriu Miranda do Douro para o Grande Encontro 2015. DISCORDO, discordo, discordo, discordo. E porquê?:
1. Não acrescenta NADA ao Grande Encontro de 2013, bem pelo contrário. O mais belo DOURO do nosso Douro e do Douro Internacional situa-se, claramente, no percurso que contemplou o ano 2013. Relembro aqui que fui o primeiro a sugerir o DOURO no ano transacto (pelo menos neste FALE CONNOSCO) e que tenho pelo DOURO um fascínio de tal modo enlevado que o considero um dos mais belos territórios do mundo.
2. A gastronomia da zona de Miranda do Douro é limitada, sobretudo quando comparada com as de tantas outras regiões do nosso Portugal. Assente na carne de vitela, nada mais se pode esperar que a alta qualidade dessa carne. E fica por aí. A acrescer a isso, uma só refeição deita por terra o melhor dos gastrónomos, da tal forma que quem almoçar não mais tem barriga para os dois ou três dias seguintes.
3. Culturalmente, para além da paisagem, bela com certeza, da judiaria e do mirandês, a minha ignorância não me deixa vislumbrar mais nada.
4. A distância é uma longa distância maxime para os companheiros que vêm do Sul. Chega-se mais depressa à Madeira ou a São Miguel do que a Miranda do Douro. SÃO MIGUEL ou até o PICO, isso sim é que são o REINO MARAVILHOSO de que TORGA nos falou quanto ao Douro. SÃO MIGUEL, sim, é que seria um grande atrevimento e ousadia dos AAAR's.
ORA, há tantos outros e grandes lugares do nosso portugalzinho que têm mais encanto, diversidade, originalidade e até condições de acesso. E que, desde já, lanço à discussão:
-CAMINHA e todo o estuário do Minho; desde Viana do Castelo até Valença e A GUARDA. Gastronomia, beleza, património cultural, diversidade, acessibilidade.
-ÓBIDOS e toda a região, desde Mafra até Peniche (terra feia e de comunas) mas com o seu encanto de mar, do surf, do peixe e do horizonte.
-CASCAIS: cultura, beleza, suavidade. O peixe e os mariscos. A Casa das Histórias e o Centro Cultural de Cascais. O novo Museu do Mar e alguns resquícios da Coleção BERARDO. SINTRA ali mesmo à beira. O Casino do Estoril com entrada livre, bufet a 15,00 euros, espectáculos permanentes e de entrada livre.
-LISBOA: a terceira mais bela cidade da Europa e a segunda mais bela capital da Europa. O Chiado, o Centro Cultural de Belém, o Museu Nacional de Arte Antiga, Alfama e Mouraria e a auto-estrada para o PORTO.
De alternativas não temos falta. Nem de associados da AAAR. Temos é falta de empenho e de quem participe, isso sim, temos muita falta. Já pensaram bem que não chegou a 10% a percentagem dos associados que compareceram ao Grande Encontro 2014?
P.S. Voltarei aqui para me pronunciar sobre o ser e sentir do nosso Grande Encontro 2014. Hesito apenas entre a forma farisaica, irónica ou frontal.