fale connosco


2014-02-02

manuel vieira - esposende

A Pousada do Sossego a caminho de Monção, na bucólica aldeia de Taias, reside junto a um ribeiro que nesta altura murmura de águas límpidas que escorrem vale abaixo.

As mãos sábias da D.Maria gizaram um magnífico cabritinho assado no forno com os temperos adequados à receita com tradição, mas curiosamente foi o arrozinho seco com toque de açafrão que acolitava o "dito cujo", o que mais enaltecido foi naquela mesa comprida.

Diria a D.Maria que o cabritinho passa por 3 águas preparatórias, cada qual com o seu elenco de temperos e o arroz vai ao forno de lenha em travessa de barro que suporta em grelha a suculência das carnes caprinas e ali se esmera lentamente.

Ora o arrozinho guloso que tantos elogios cultivou, elabora-se em calda enriquecida em cozinhado de galinha, carnes porcinas e enchidos caseiros que lhe dá aquela mestria de sabores.

A "foda à Monção" tem os seus segredos que dão maior substância e apaparicam este manjar minhoto, mas são os saberes das mãos mestras como as das D.maria da Pousada do Sossego que causam este desassossego salivar.

Por vezes coisas bem  simples como uma sopa transmontana de alho em pão de centeio caseiro, com azeitinho de acidez média e acolitada de um ovo escalfado,  aquece desmesuradamente os nossos apetites.

Tudo isto para introduzir a saciante lampreia em arroz que o nosso Peinado anunciou, uma cabidela do magnífico ciclóstomo que tem indefectíveis apreciadores que percorrem estradinhas e estradões para se  "prazentar"  nas catedrais da boa cozinha.

O restaurante S.Frutuoso em Braga tem na cozinha a experiência e saberes da D.Argentina, esposa do nosso colega Lamas, que já nos mostrou em vários repastos o porquê da fama das suas artes na gastronomia tradicional.

A estação ferroviária de Braga fica a poucas centenas de metros daquela catedral gastronómica e a vinda à capital do Minho é também oportunidade para uma visita à sua monumentalidade histórica e riqueza urbana.

 

2014-01-28

António Peinado Torres - Porto

ARROZ DE LAMPREIA.

 No próximo dia 1 de Março, pelas 13 horas reuniremos na catedral gastronómica de S, Frutuoso em Braga.

 Este local foi escolhido por 2 motivos: 1º a acessibilidade para quem vier de Lisboa e de comboio.

 2º a elevada qualidade da confecção dos produtos que produz.

As reservas serão aceites quando efectuadas até às 12 horas do dia 21 de Fevereiro, aqui neste site ou através dos telef. 961 250 894 ou 253 623 372.

 Amigos inscrevam-se, a comissão promotora não aceita RECLAMAÇÕES .Peinado

2014-01-28

António Peinado Torres - Porto

» Boa tarde amigos e companheiros.

 Ainda a "FODA À MONÇÃO: " O nosso companheiro Arsénio já traçou uma panorâmica do que se falou, dos que estiveram presentes , e eu só acrescento toda a minha admiração que tenho pelo Senhor MARQUÊS DE VALDEVEZ, pois com 81 INVERNOS FEITOS, áinda nos conduziu à POUSADA DO SOSSEGO, para realizarmos o acto.

 Meu caro ANTÓNIO ALEIXO, não foi no tapete, nem na cama, mas sim à volta do LENHO, que apreciamos e deglutimos a DITA, que para mim esteve bem melhor que a anterior, mas não , a experiência também conta. Perdoem-me mas o arroz estava SUPER, SUPER DELICIOSO.

 Tivemos 3 bons amigos e amiga pela lªvez, a CAROLINA, O ZÉ CASTRO e o BELMIRO.

 Bem haja MARTINS RIBEIRO, que a próxima seja no próximo ano, para uma ASSOCIAÇÃO que está em declinio, já não será nada mau.

 Um abraço para todos e atÉ AO ARROZ DE LAMPREIA. Voltarei Peinado

 

2014-01-26

Arsénio Pires - Porto

Amigos:

 

1. O tal “dia da segunda de Monção” chegou, viu e… VENCEU!

E todos roubámos as palavras ao nosso Eça:

- Ah, desta “segunda de Monção”, sim! Oh que “dita cuja”! Que delícia!

E todos à uma:

- Também lá volto!

 

Só visto e provado! Quase que apetecia pernoitar por ali.

 

Estávamos:

Vieira, Castro, Peinado, Belmiro, Diamantino, Sacadura, Assis, Meira, Conceição e Martins Ribeiro, Carolina e Arsénio.

 

2. De quase tudo se falou um pouco e da Palmeira também!

Numa coisa todos estivemos de acordo:

Enquanto existir a Associação, a Palmeira existirá. E vice-versa!

Pode não aparecer tantas vezes como até aqui.

Então eu disse:

O costumado número por alturas da Páscoa só vai sair se houver 1220 euros.

 

Já temos donativos à volta de 350 euros.

 

Amigos, como dizia o outro, façam o favor de ser felizes!

2014-01-25

AVENTINO - PORTO

16 de Janeiro de 2013

O magnífico escrito do Alexandre. O magnífico escrito do Alexandre. O magnífico escrito do Alexandre. O magnífico escrito do Alexandre. O magnífico escrito do Alexandre. O magnífico escrito do Alexandre. O magnífico escrito do Alexandre. O magnífico escrito do Alexandre. O magnífico escrito do Alexandre. o magnífico escrito do Alexandre. O magnífico.................................ALEXANDRE.

Quer partilhar alguma informação connosco? Este é o seu espaço...
Deixe-nos aqui a sua mensagem e ela será publicada!

.: Valide os dados assinalados : mal formatados ou vazios.

Nome: *
E-mail: * Localidade: *
Comentário:
Enviar

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Copyright © Associação dos Antigos Alunos Redentoristas
Powered by Neweb Concept
Visitante nº